Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2794
Tipo: masterThesis
Título: Práticas de letramento no ensino fundamental: vozes das professoras
Autor(es): Grando, Katlen Böhm
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ALFABETIZAÇÃO
ESCRITA - APRENDIZAGEM
ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo: Esta dissertação, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e vinculada à linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, tem como principal temática o letramento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi refletir sobre as possibilidades de letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental identificadas por professoras de primeiro ano. Os aportes teóricos sobre letramento apresentam posições de vários autores, tais como Soares (2004, 2009 e 2011), Tfouni (2010), Ribeiro (2004), Kleiman (2008), Ferreiro (2006) e Mortatti (2004). Utilizando os princípios da pesquisa qualitativa, foram empregados, como instrumentos de pesquisa, questionários e entrevistas semiestruturados com 13 professoras de primeiro ano de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental do município de São Leopoldo. Após a análise de dados, que utilizou princípios da análise de conteúdo de Bardin (2009), os resultados obtidos apontam que a temática do letramento não foi abordada na maior parte dos cursos de formação docente das professoras, o que gera dúvidas entre os sujeitos da pesquisa sobre o significado de letramento. Esse fato indica a necessidade de pensar em formação continuada.O que se constata, porém, é que a escola foi citada por poucos sujeitos como promovedora de reflexões sobre a temática do letramento. Assim, este estudo reitera o papel da escola na formação e atualização docente. A partir dos estudos de García (1999) e Sacristán (1999), também se pensa na necessidade de estimular um projeto autônomo de formação, onde cada professor se torne responsável por sua autoformação. Os aspectos mais importantes relacionados às práticas de letramento, que foram indicados pelas professoras participantes, dizem respeito à importância de valorizar os saberes prévios dos alunos, para que possam construir novas aprendizagens a partir do que já sabem em relação aos usos da escrita e da leitura (Vigotsky, 2008), e a necessidade de promover práticas de letramento que sejam lúdicas (Brock, 2011), respeitando, assim, as especificidades das crianças de 5 e 6 anos.
This dissertation, realized at the Post-graduation Program in Education of Pontifícia Universidade Católica of Rio Grande do Sul and linked to the Formation, Policies and Practices in Education research line, has literacy as its main theme. The aim of the work is to reflect on literacy‟s possibilities during Elementary School that have been identified by first year teachers. The theoretical references present various authors‟ positions, namely Soares (2004, 2009 and 2011), Tfouni (2010), Ribeiro (2004), Kleiman (2008), Ferreiro (2006) and Mortatti (2004). Following qualitative research principles, surveys and semi-structured interviews were applied to 13 first year‟s teachers of four Public Elementary Schools in São Leopoldo city. Afterwards, guided by Bardin‟s (2009) speech analysis principles, the data analysis showed that literacy had not been a subject in the majority of teachers‟ Under-graduation courses. Therefore, the meaning of this concept was not clear for them. Although this fact indicates that it should be necessary to think about further studies, schools had not been a place for it, second most teachers‟ opinion. The present work, nevertheless, emphasizes school‟s role at teachers‟ further education.In accordance with García (1999) and Sacristán‟s (1999) theories, it is also asserted that this further education should rely on individual efforts, making every teacher responsible for his/her own education. Literacy practices‟ most important feature, according to teachers‟ point of view, is that they underline the value of students‟ previous knowledges, so that they can use what they already know about writing and reading as a foundation for their new improvements (Vigotsky, 2008). Besides that, teachers also mentioned the importance of promoting literacyes practices in a ludic way (Brock, 2011), what is appropriate to 5 and 6 years old children.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2794
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