Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2800
Type: masterThesis
Title: O caráter empreendedor da mediação tecnológica do docente
Author(s): Maissiat, Jaqueline
Advisor: Enricone, Délcia
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2007
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EMPREENDEDORISMO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Abstract: O presente estudo partiu do interesse de conhecer e analisar os principais aspectos referentes à relevância da mediação tecnológica do docente visando ao empreendedorismo da instituição em que atua. Para tal, a pesquisa traz um breve histórico da utilização das tecnologias de comunicação e informação como recurso didático e como se encontram no cenário brasileiro. O empreendedorismo, surgindo como uma inovação na educação, a mediação e alfabetização tecnológica do docente e a formação continuada dos professores são também abordados. A metodologia é de caráter qualitativo, explicativo e interpretativo com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como referência o método descrito por Bardin: Análise de Conteúdo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez administradores universitários (coordenadores de cursos, coordenadores de departamentos, vice-diretores e diretores), pertencentes a distintas áreas do conhecimento e diferentes instituições de ensino superior. Pretendeu-se que os estudos obtidos sirvam como aliados dos educadores e administradores que atuam neste nível de ensino, para que enriqueçam suas práticas com o auxilio das novas tecnologias de comunicação e informação visando a promover o empreendedorismo na instituição em que atuam, utilizando-as como ferramentas de ensino na construção do pensamento crítico.
The current study stemmed from the interest in knowing and analyzing the main aspects related to the relevance of teacher’s technological mediation aiming at the entreprenurism in the place where he or she works. In order to do so, the research brings a brief historical background on the use of information and communication technologies as an educational resource an about its current status in Brazil. Entreprenurism, coming up as an innovation in education, mediation, technological alphabetization of the teacher and continuous education are also discussed. Qualitative, explicative and interpretative methodology with bibliographical and field research was used, having as reference the method described by Bardin: Content Analysis. Semi-structured interviews were carried out with tem college administrators (course coordinators, department coordinators, vice-directors and directors), working in different knowledge areas and different college institutions. The objective was having the obtained studies as allies to educators and administrators that work in this educational level, in order to enrich their practices with the help of new communication and information technologies aiming at promoting entreprenurism in the places where they work, using them as teaching tools to help building critical thought.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2800
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000388442-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo649 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.