Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Joséen_US
dc.contributor.authorPortella, Fabiani Ortizen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:27Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:27Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2801-
dc.description.abstractO propósito desta dissertação é investigar a aprendizagem e formação da mulher adulta universitária na perspectiva histórica, social e psicopedagógica, evidenciada no decorrer da vida acadêmica, de algumas mulheres adultas universitárias, educadoras leigas, que realizam sua formação pedagógica, com vistas à qualificação profissional. Para tanto, investigou-se de que forma se concretizou o processo de aprendizagem e formação das mesmas, a partir da trajetória de cada uma das participantes selecionadas. Isto posto, optou-se pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa, abrangendo vinte e duas (22) acadêmicas de uma turma do Curso de Pedagogia de Educação Infantil. O estudo de caso aconteceu com nove (9) alunas. A análise da história da aprendizagem e formação das mulheres participantes do estudo ocorreu através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas e coleta de dados de diferentes fontes. Os resultados obtidos revelam que a formação universitária representa uma oportunidade necessária para que as mulheres adultas possam conquistar ou manter um espaço profissional. Assim, a pesquisa serve para abrir espaços para os estudos que busquem dar lugar às mulheres, que encontram enormes dificuldades para terem acesso ao ensino superior, devido às dificuldades das mais variadas ordens, típicas da realidade vivenciada pelas educadoras populares brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThe intention of this dissertação is to investigate the learning and formation of the university adult woman in the historical, social and psicopedagógica perspective, evidenced in elapsing of the academic life, of some university adult women, educators laypeople, who carry through its pedagogical formation, with sights to the professional qualification. For in such a way, it was investigated of that it forms if materialize the process of learning and formation of the same ones, from the trajectory of each one of the selected participants. This rank, opted to the case study as research strategy, enclosing twenty and two (22) academics of a group of the Course of Pedagogia de Infantile Educação. The case study it happened with nine (9) pupils. The analysis of the history of the learning and formation of the participant women of the study occurred through the application of half-structuralized interviews and collects of data of different sources. The gotten results disclose that the university formation represents a necessary chance so that the adult women can conquer or keep a professional space. Thus, the research serves to open spaces for the studies that they search to give place to the women, who find enormous difficulties to have access to superior education, had to the difficulties of the most varied orders, typical of the reality lived deeply for the Brazilian popular educators.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMULHERES - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONAL - MULHERESpt_BR
dc.titleAprendizagem e formação da mulher adulta universitária: uma perspectiva histórica, social e psicopedagógicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000388462-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo730,6 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.