Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Bettina Steren dosen_US
dc.contributor.authorVargas, Patrícia Leal deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:28Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:28Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2805-
dc.description.abstractO presente estudo teve por finalidade perceber de que forma a história de vida do professor e, conseqüentemente, sua trajetória de formação contribuem para a construção de metodologias no uso dos recursos tecnológicos para benefício do processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quatro professoras com formação na área de tecnologias aplicadas à educação, ou informática educativa, as quais relataram suas histórias de vida, sendo assim denominadas: E1, E2, E3 e E4. Para tanto, utilizou-se o relato oral das histórias de vida como aporte metodológico e, na análise dos dados, aplicou-se a análise textual discursiva, emergindo duas categorias e quatro subcategorias. Os resultados obtidos vão ao encontro do objetivo principal da investigação: compreender como a história de vida dos profissionais da área de tecnologias aplicadas à educação influencia na sua prática pedagógica. Deste modo, construíram-se conceitos importantes acerca das vivências práticas do professor, das suas concepções teóricas, da sua visão sobre os recursos tecnológicos e de sua construção metodológica.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to perceive how the life story of a teacher, and, consequently, her background path, contributes to the development of methodologies in the use of technological resources for the teaching and learning process. The study included four female teachers with a background in the field of technologies applied to education, or computerbased education, who reported their life stories, being labelled as E1, E2, E3 and E4. For this, the oral report of life stories was used as a methodological support, and for data analysis a textual discourse analysis was used, with two categories and four subcategories emerging. The results meet the main goal of the investigation: to understand how the life story of professionals in the field of technologies applied to education influences their pedagogical practice. Thus, important concepts were developed about the practical experience of the teacher, her theoretical views, her view on technological resources, and methodological development.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA história de vida do professor: uma caminhada determinante para a construção de práticas pedagógicas no uso dos recursos tecnológicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000415562-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo243,82 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.