Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2824
Tipo: doctoralThesis
Título: Experiência estética e formação: articulação a partir de Hans-Georg Gadamer
Autor(es): Lago, Clenio
Orientador: Hermann, Nadja Mara Amilibia
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: FILOSOFIA
GADAMER, HANS-GEORG - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
EDUCAÇÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOS
ESTÉTICA (FILOSOFIA)
Resumen: We believe that Gadamer's thought is in itself a plausible alternative to current challenges to training. From this aspect, this thesis addresses the relationship between training and aesthetics from Hans-Georg Gadamer, considering the aesthetic experience in man's encounter with the work of art and the encounter among men. The arguments were made in the horizon of Philosophical Hermeneutics. To this end, we review the classical aesthetics, approaching Plato and Aristotle, the modern aesthetics, with particular attention to Kant, Schiller, Hegel. We present the arguments of Gadamer on the ontological dimension of the work of art, because he was allowed to overcome the aesthetic distinction, to present perception as articulation and aesthetic experience as ontological. This way provided a greater understanding of the formation process, in that it demonstrates that, the one who makes the art experience, arises in game, is challenged to be another, because the work of art as being-there, in its way, says something to each one. Thus, the experience of art, characterized by a plurality of experiences, consists of important auto-formative moments, as it can generate as much openness as the crowning process, demarcating identities. And this can be seen both in man's experience with the work of art and in the experience among men, different ways of being. Therefore, in designing the aesthetic experience as ontological experience, Gadamer not only reconfigured the philosophical thought, giving rise to new aesthetic, as gave contemporaneity to Bildung. So his proposal consists of a plausible answer to contemporary challenges, specifically, the training marked by the impoverishment of experience.
Partimos do entendimento de que o pensamento de Gadamer constitui-se em uma alternativa plausível aos desafios contemporâneos à formação. Nesse sentido, esta tese aborda a articulação entre estética e formação a partir de Hans-Georg Gadamer, considerando a experiência estética no encontro do homem com a obra de arte e no encontro entre os homens. As argumentações foram tecidas no horizonte da Hermenêutica Filosófica. Para tal, revisamos a estética clássica, abordando Platão e Aristóteles, a estética moderna, com destaque especial a Kant, Schiller, Hegel. Apresentamos as argumentações de Gadamer quanto à dimensão ontológica da obra de arte, pois lhe permitiram ultrapassar a distinção estética, apresentar a percepção como articulação e a experiência estética como ontológica. Esse percurso possibilitou maior entendimento do processo formativo, na media em que demonstra que, quem faz a experiência da arte, coloca-se em jogo, é desafiado a ser outro, porque a obra de arte como seraí, a seu modo, diz algo a cada um. Assim, a experiência da arte, marcada por uma pluralidade de experiências, constitui-se em importantes momentos autoformativos, na medida em que pode gerar tanto abertura como coroamento de processos, demarcando identidades. E isso pode ser percebido tanto na experiência do homem com a obra de arte quanto na experiência entre os homens, diferentes modos de ser. Dessa forma, ao conceber a experiência estética como experiência ontológica, Gadamer não só reconfigurou o pensamento filosófico, conferindo novo lugar à estética, como conferiu atualidade à Bildung. Portanto, sua proposta constitui-se em uma resposta plausível aos desafios contemporâneos, especificamente, à formação marcada pelo empobrecimento da experiência.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2824
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000431358-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo360,58 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.