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dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costaen_US
dc.contributor.authorBorn, Rogeren_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:59Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:59Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2884-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo prospectar caminhos para o alargamento do campo da educação no que se refere à construção de saberes necessários à tomada de decisão estratégica contemporânea. Constitui-se em um estudo exploratório interdisciplinar com base na área da educação e, secundariamente, em administração, que teve início com pesquisa bibliográfica em educação sócio-ambiental, nos paradigmas que norteiam a formação dos saberes, no ensino e na aprendizagem, no campo da estratégia empresarial e, ainda, na decisão estratégica. Nesta etapa do trabalho mereceram destaque autores como Bertrand e Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois e Desmet, Ruscheinsky e Vigotsky. Na segunda etapa desta pesquisa foram realizadas três entrevistas em profundidade com gestores estratégicos de grande influência no contexto político-econômico e que se mostram conectados a questões sócio-ambientais.O propósito deste segundo momento foi obter vozes empíricas as quais, ressignificadas, conduziram aos resultados obtidos por meio de análise textual. Para tanto, foram ouvidos Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente do conselho de administração da Gerdau, multinacional brasileira que ocupa a décima terceira posição na produção de aço no mundo e que se encontra presente em quatorze países; Nelson Pacheco Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e diretor-presidente do Grupo RBS, corporação que conta com vinte emissoras de TV, vinte e seis rádios, oito jornais e dois portais de internet nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e Sérgio Maia, vice-presidente da Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul) e ex-diretorpresidente do Sonae Distribuição Brasil, unidade de varejo do grupo português que emprega cerca de vinte e duas mil pessoas e que atualmente pertence ao Wal-Mart. Partindo do entendimento de que a educação do gestor estratégico e sua ação administrativa são reflexos do paradigma moderno, compreende-se serem estas insuficientes para a obtenção de harmonia entre os interesses econômicos e sócio-ambientais. O autor, então, advoga a tese de que a construção dos saberes de gestores contemporâneos se torna possível por meio de educação que proporcione a tomada de consciência crítica e a assunção de responsabilidade pela autoria de uma trajetória de longo prazo capaz de conciliar interesses pessoais, empresariais e públicos, frequentemente conflitantes. Neste sentido, reforça o desenvolvimento de um sistema ético individual como fator indispensável para suportar os dilemas do trabalho e da vida do sujeito.Também destaque a necessidade de se fomentar a confiança, com vistas ao melhor proveito das oportunidades de aprendizagem que normalmente surgem àqueles que decidem. Além disso, reforça o papel da resiliência para que se mantenha firme ao propósito que deve pautar a vida do gestor: sempre aprender a pensar melhor. Ao seu final, esta tese propõe uma série de recomendações práticas no sentido de promover o ensino e a aprendizagem destes saberes.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims at prospecting ways to extend the field of education regarding the construction of knowledge for the contemporary strategic decision-making process. It is an interdisciplinary exploratory study based on the field of education and, secondarily, in administration, which began with bibliographic research on social-environmental education, in the paradigms that guide the formation of knowledge, in the teaching and learning, in the field of business strategy and also in strategic decision. In this stage of work, authors such as Bertrand and Valois, Claxton, Giordan, Mintzberg, Morin, Poutois and Desmet, Ruscheinsky and Vigotsky deserved prominence. In the second stage of this research, three in-depth interviews were carried out with highly influential strategic managers in the politicaleconomic context who have shown to be connected to social-environmental matters. The purpose of this second phase was to obtain empirical voices which, once resignified, led to the results obtained by means of textual analysis. For this purpose, the following leaders were interviewed: Jorge Gerdau Johannpeter, founder chairman of Competitive Brazil Movement (CBM) and board chairman of Gerdau, a Brazilian multinational that holds the thirteenth position in the production of steel in the world with a presence in fourteen countries; Nelson Pacheco Sirotsky, chairman of the National Association of Newspapers (NAN) and RBS Group CEO, a corporation which owns twenty TV stations, twenty-six radio stations, eight newspapers and two internet portals in the states of Rio Grande do Sul and Santa Catarina; and Sérgio Maia, Federasul VP (Federation of Trade Associations and Services of Rio Grande do Sul) and former CEO of Sonae Distribuição Brasil, the retail unit of the Portuguese group that employs about twenty-two thousand people and which now belongs to Wal-Mart.From the understanding that the education of the strategic manager and his/her administrative actions are reflections of the modern paradigm, they are understood as insufficient for achieving harmony between economic and social-environmental interests. The author, then, discusses the thesis that the construction of knowledge of contemporary management is possible through the means of an education that provides critical awareness and the takeover of responsibility for the authorship of a long-term journey, one that is able to reconcile personal, business and public interests, often conflicting ones. In this sense, this thesis strengthens the development of a single ethical system as an essential factor to withstand the work-life balance of the subject. It also emphasizes the need to foster trust in order to get the most from learning opportunities that normally arise for decision-makers. It reinforces the role of resilience in order to stick to the purpose that should guide the life of a manager: always learn to think better. Finally, this thesis proposes a series of practical recommendations to foster the teaching and learning of knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectTOMADA DE DECISÕESpt_BR
dc.subjectDECISÕES ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpt_BR
dc.titleA construção dos saberes de gestores estratégicos: possibilidades na pós-modernidadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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