Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2903
Tipo: doctoralThesis
Título: Consciência espiritual e social na escola: processo educativo necessário para a formação humana
Autor(es): Zorzan, Adriana Loss
Orientador: Portal, Leda Lisia Franciosi
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ESPIRITUALIDADE
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Resumo: O tema de pesquisa, Consciência Espiritual e Social na Escola: processo educativo necessário para a Formação Humana, foi desenvolvido a partir do problema “Quais são as contribuições das práticas de vivências de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente do contexto escolar?”. Teve como objetivos: a) Possibilitar experiências de autoformação aos sujeitos aprendentes a partir de práticas vivenciais para a ampliação das consciências espiritual e social; b) Proporcionar aos sujeitos aprendentes a participação em oficinas de autoformação, como possibilidade de instigá-los à reflexão sobre suas maneiras de ser e de se relacionar consigo e com os outros; c) Descrever e analisar, a partir das narrativas orais e escritas dos sujeitos aprendentes, as experiências constituídas, nas oficinas de autoformação, para a compreensão das contribuições à ampliação das consciências espiritual e social; d) Analisar a importância do trabalho pedagógico de autoformação, a ser desenvolvido nas escolas, para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes; e) Contribuir com reflexões teóricas e práticas junto às escolas, no sentido de instigá-las na construção de ações pedagógicas de autoformação para a ampliação das consciências espiritual e social dos sujeitos aprendentes. Assim, a investigação sob a abordagem qualitativa, de caráter exploratório descritivo-interpretativo com a metodologia de pesquisa-formação, desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos e de pesquisa empírica. Os eixos teóricos do estudo foram: a) Formação da consciência social; b) Formação da consciência espiritual; c) Educação e autoformação para o desenvolvimento humano.O estudo empírico foi organizado em vinte e quatro oficinas pedagógicas de autoformação para ampliação das consciências espiritual e social, e vivenciado com 10 sujeitos (alunos) de uma rede pública escolar, sob acompanhamento de uma professora. Nas práticas das vivências, os instrumentos utilizados foram a narrativa oral e a narrativa escrita, a partir do que mapeamos as falas significativas dos sujeitos e constituímos compreensões referentes ao problema de investigação e a defesa da seguinte tese “A prática de vivências de autoformação contribui, significativamente, para a constituição de experiências de ampliação das consciências espiritual e social do sujeito aprendente, possibilitando integrar-se consigo mesmo e com o outro, repercutindo na aprendizagem do espaço escolar”. Assim, o estudo permitiu verificar a importância do trabalho pedagógico de autoformação com os sujeitos (alunos) para a ampliação das consciências espiritual e social, de modo a possibilitar a saída das cegueiras nas relações humanas, a aprendizagem da arte de viver e o desenvolvimento integral (das inteligências) do ser humano.
The research theme, Social and Spiritual Conscience at School: a necessary educative process for Human Formation, was developed from the problem: “What are the contributions of selfeducation living practices for the amplification of social and spiritual conscience of the learning subject in the school context?” It had as objectives: a) to enable self-education experiences to the learning subjects from the living practices for the amplification of social and spiritual conscience; b) to provide the learning subjects to take part in self-education workshops, as a possibility to instigate them to the reflection about their ways of living and how to relate with the self and with the others; c) to describe and to analyze, from oral and written narrative of the learning subjects, the constituted experiences, from self-education workshops, for the comprehension of the contributions to social and spiritual conscience amplification; d) to analyze the importance of self-education pedagogical work, to be developed at schools, for the amplification of social and spiritual conscience of the learning subjects; e) to contribute with practical and theoretical reflections to the schools, in the sense of instigating them towards the construction of the pedagogical actions for self-education for the amplification of social and spiritual conscience of the learning subjects. Thus, the investigation under a qualitative approach, of interpretative-descriptive-exploratory character, was developed from bibliographical studies and the empirical research.The theoretical axes of the study were: a) formation of social conscience; b) formation of spiritual conscience; c) education and self-formation for the human development. The empirical study was organized into twenty-four pedagogical workshops of self-education for the amplification of social and spiritual conscience, and developed with 10 subjects (students) from a public school network, under the supervision of a teacher. In the living practices, the instruments used were the oral and written narratives, from which the significant speeches of the subjects were mapped. We have also constituted comprehensions regarding the problem of investigation and the defense of the thesis “The living practice of self-education has contributed, significantly, for the constitution of experiences of amplification of social and spiritual conscience of the learning subject, enabling him to integrate with himself and with the others, reverberating on the learning in the school scenario?”. So, the study allowed to verify the importance of the pedagogical work of self-education with subjects (students) for the amplification of social and spiritual conscience, in a way to enable them to have a good human relationship , the learning of the art of living and the integral development (of the intelligences) of the human being.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2903
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