Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorWilges, Angela Mariaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:20Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2921-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa envolve o uso do computador no contexto das atividades dos docentes de Matemática, em ambiente universitário, considerando as universidades gaúchas que possuem Institutos ou Faculdades de Matemática, nas quais existem laboratórios de informática dedicados às atividades pedagógicas. Foram considerados como sujeitos de pesquisa apenas os docentes que utilizam softwares educacionais como ferramenta de suporte às suas atividades pedagógicas. Nessas unidades considerando-se que os professores têm um papel importante para que o computador seja efetivamente usado como um recurso auxiliar para aprendizagem dos alunos, a pesquisa buscou investigar as práticas e metodologias utilizadas pelos docentes, a fim de verificar como eles estão utilizando os recursos computacionais nas suas disciplinas de graduação.pt_BR
dc.description.abstractThis volume presents our research results regarding Math teacher’s methodologies using computers to support their activities in real classes. We selected teachers from Faculties and Universities in Rio Grande do Sul, Brazil. Teachers have an important role in order to guarantee the effectiveness of computers applied to educational processes. We selected only teachers that really work with their students using educational software to support practical activities regarding Math learning processes. The research identified the best methodologies and practices used by these teachers to help them to aid their students to build up Math concepts. The main contribution of this thesis is to give to Math teachers some guidelines related to educational software tools to be used to support the teaching-learning process associated to Math in undergraduate courses.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectSOFTWARE EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectPRÁTICA PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.titleUma investigação acerca das práticas docentes no ensino superior de matemática envolvendo o uso de softwares educacionaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000389889-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,16 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.