Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2932
Type: masterThesis
Title: Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos por meio de investigação: o consumo de energia elétrica nos aparelhos residenciais
Author(s): Lunkes, Mércio José
Advisor: Rocha Filho, João Bernardes da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
FÍSICA - ENSINO
ENERGIA ELÉTRICA - CONSUMO
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
APRENDIZAGEM
Abstract: O presente trabalho de pesquisa enfoca a reconstrução do conhecimento por meio de investigação em sala de aula. Uma atividade investigativa relativa ao consumo de energia elétrica nos aparelhos eletroeletrônicos residenciais, os quais fazem parte do cotidiano do aluno, foi proposta a estudantes de Ensino Médio de escolas da Região Oeste do Estado de Santa Catarina, e a evolução do conhecimento destes estudantes foi acompanhada. Partimos do pressuposto que a contextualização dos conteúdos abordados durante as aulas de Física pode ampliar a significação dos conceitos abstratos que fazem parte da grade curricular da disciplina, e investigamos em que medida ocorreu reconstrução do conhecimento nos estudantes envolvidos. A pesquisa foi proposta com base na literatura pertinente, que dá suporte à temática, e apresenta instrumentos que objetivaram identificar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como analisar o processo de investigação. Concluído o processo de investigação, confirmamos que houve a reconstrução do conhecimento por parte dos alunos, bem como a significação dos conceitos físicos abordados em sala de aula.
This research project focuses on the reconstruction of knowledge through research in the classroom. An investigative activity on the electric power consumption in electronics home appliances, which are part of daily life of the student, will be offered to high school students from schools in the Western Region of the State of Santa Catarina, and the evolution of knowledge of these students will be monitored. On the assumption that the contextualization of content addressed during the lessons of physics can expand the meaning of abstract concepts that are part of the curriculum grid discipline, and we propose to investigate to what extent knowledge of the reconstruction occurs in the students involved. The research is being proposed on the basis of relevant literature, which supports the theme, and presents instruments that aim to identify the proficiency level of students as well as analyzing the research process. After completion of the investigation, confirmed that there was a reconstruction of knowledge by students, as well as the physical meaning of the concepts discussed in class.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2932
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000424034-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo406,41 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.