Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2933
Tipo: masterThesis
Título: Ensinando conceitos de matemática a partir de jogos online na 7ª serie do ensino fundamental: desafios e oportunidades
Autor(es): Rubi, Geiseane Lacerda
Orientador: Lahm, Regis Alexandre
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2012
Palabras clave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
JOGOS ELETRÔNICOS
Resumen: Matemática é geralmente considerada um conteúdo complexo pelos alunos. Seu estudo provoca uma sensação conhecida como Matofobia (medo de Matemática). Uma opção para ajudar a reduzir Matofobia é diversificar a maneira como os indivíduos se relacionam com a Matemática. Neste sentido, o uso de jogos como um recurso pedagógico para aprender pode ajudar os jovens a superar sua resistência e / ou medo de aprender conceitos matemáticos, considerando que o jogo hoje em dia é parte da vida diária do aluno. O uso de jogos online comerciais como elementos de apoio ao ensino de Matemática pode ajudar os alunos a aprender de uma forma mais agradável e interessante. Jogos permitem aos alunos adquirir competências e habilidades, a fim de ajudá-los a estabelecer relações importantes sobre conceitos de Matemática.Neste sentido, esta dissertação de mestrado apresenta uma proposta metodológica baseada no jogo online chamado Transformice como uma ferramenta para ensinar conceitos de Matemática. Uma sequência de passos didáticos relacionadas com "Espaço e Forma" e "Grandezas e Medidas" foi testado, a fim de comprovar o potencial metodológico. Conceitos e relações entre ângulos, arcos, teorema de Pitágoras, foram testadas com alunos do ensino fundamental (7ª série). Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa organizada como um estudo de caso. Para a coleta de dados usamos questionários, entrevistas e registros de sala de aula. Para analisar estes dados foi utilizada a técnica proposta por Moraes e Galiazzi, a análise textual discursiva. Os resultados mostraram que a expectativa relacionada ao uso de um jogo comercial online, devidamente contextualizado por uma abordagem, auxilia os alunos a estudar conceitos de Matemática, causando um efeito duplamente benéfico: a compreensão da aplicação do conteúdo estudado para resolver problemas cotidianos e auxilia os alunos a melhorar suas habilidades como jogadores.
Mathematics is generally considered a complex subject by students. It causes a feeling known as Matofobia (Math fear). An option to help to reduce Matofobia is to diversify the way the subjects relate to Math is taught. In this sense, the use of games as a resource to learn can help young people to overcome their resistance and/or fear to learn mathematics concepts, considering game playing nowadays is part of the student‟s daily life. The use of online commercial games as elements to support Math teaching can help students to learn in a more enjoyable and interesting way. Playing games allow students to acquire skills and abilities in order to help them to establish important relationships regarding Math concepts. In this sense, this master dissertation presents a methodological proposal based on the online game named Transformice as a tool to teach Math concepts. A sequence of didactic steps related to “Space and Form” and “Quantities and Measurements” was tested in order to prove the methodology potential.Concepts and relationships among angles, arcs, Pythagorean Theorem, were tested with students from elementary school (7th grade). This research used a qualitative approach organized as a case study. In order to collect data we have used questionnaires, interviews, and daily classroom logs. To analyze these data we performed Moraes and Galiazzi Textual Discursive Analysis. The results showed us that expectations related to the use of a commercial game online properly contextualized by a pedagogical helps students to study math concepts causing a double beneficial effect: understanding the application of the studied content to solve everyday problems, and it also helps them to improve their skills as players.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2933
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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