Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2935
Tipo: masterThesis
Título: Diretrizes para a construção de softwares educacionais de apoio ao ensino de Matemática
Autor(es): Lima, Joelene de Oliveira de
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: MATEMÁTICA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
SOFTWARE EDUCACIONAL
Resumo: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa em Informática na Educação de Ciência e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS. O projeto buscou identificar os requisitos e funcionalidades a serem considerados no projeto de softwares educacionais para suporte ao processo de ensinoaprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A fim de identificar esses aspectos e gerar um conjunto de diretrizes para orientação de projeto de softwares educacionais na área de Matemática, fez-se um levantamento de programas (softwares) educacionais disponíveis nas escolas e destes quais são os mais utilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio. A partir desse levantamento foi realizada uma análise desses sistemas e criadas categorias para agrupar as funcionalidades por similaridade de função no contexto do programa. Tendo por base essas categorias, criou-se um conjunto de diretivas para auxiliar a orientar os projetistas de softwares educacionais para suporte ao ensino de Matemática. A validação das funcionalidades identificadas foi realizada através de uma pesquisa com professores de Matemática do Ensino Médio que trabalham com softwares educacionais. A pesquisa foi apoiada por um ambiente virtual que permite a realização da coleta de dados via WEB.
This volume presents our research results regarding the most important requirements and functionalities identified by Math teachers related to educational software used to support Math teaching–learning process in High School. We selected teachers from schools in Porto Alegre, the capital of Rio Grande do Sul, Brazil. In order to organize our research we previously analyzed the educational software presented in High Scholl Computers Labs using only private schools. The private schools were the available places where educational software could be observed. Using the results of such analysis we built up some guidelines in order to aid educational software designers to project educational applications, and to help teachers to select what is the best option to use with their students in practice Math activities. This work has developed as a master Thesis in Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática of PUCRS.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2935
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388770-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,2 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.