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dc.contributor.advisorRocha Filho, João Bernardes daen_US
dc.contributor.authorAndrade, Ambrósio Bento Goicocheaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:39Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:39Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2959-
dc.description.abstractNo presente trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa que objetivou descobrir o grau de influência das relações interpessoais no ensino de Ciências. Ao longo da trajetória de quarenta anos nas lides do Magistério, tornou-se possível perceber o quanto é importante o componente relacionamento no processo ensinoaprendizagem. Os dados foram levantados pela constatação dos fatos marcantes da atividade docente e aqui assinalados sob a forma de autobiografia profissional em que se procurou relatar todas as importantes etapas cumpridas no decorrer desse procedimento pedagógico. No percurso foi possível verificar a importância das relações interpessoais praticadas pelo professor em sala de aula no desempenho das suas funções, como forma eficiente e eficaz de facilitar a comunicação entre ele e os alunos. Isto serviu de motivo à investigação ora apresentada. Para tanto, procurou-se embasamento na leitura de autores, todos ligados à Educação e ao tema, dos quais extraíram-se ensinamentos, dando sustentação às conclusões estabelecidas na pesquisa com alunos da Universidade Católica de Pelotas. Um fato mostrou-se significativo no contexto geral do desempenho docente: a comunicação verbal do professor, como a maneira apropriada para promover a aprendizagem. Nessa investigação, os depoimentos colhidos demonstraram ter sido fundamental a exposição clara, vibrante, concisa e convincente dos assuntos de aula, bem como o estreitamento dos laços de amizade, entre o professor e os alunos, para o bom desenvolvimento dos trabalhos teóricos e práticos e por conseqüência, para resultados satisfatórios de aproveitamento final.Desta forma, neste trabalho procurou-se evidenciar o valor das relações interpessoais na formação do professor que, juntamente com a bagagem de conhecimentos específicos da disciplina, postura pessoal, sentimentos e atitudes éticas, constituem instrumentos colocados à mostra no desempenho da atividade professoral e referenciais seguros da firmeza com que é exercido o processo educativo.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the results of a research that aimed to discover the degree of influence of interpersonal relations in the teaching of Sciences. Throughout a trajectory of forty years dealing with Teaching, it was possible to perceive how important the component relationship is in the teaching-learning process. Data were gathered through the evidence of important facts of the teaching activity, and stated here under the form of a professional autobiography, in which it was tried to report every important stage that was performed during this pedagogical process. During this path, it was possible to verify the importance of the interpersonal relationships put in practice by the teacher in the classroom, while developing his functions, as an efficient and practical way to ease the communication between him and the students. In order to do this, support was searched in the reading of authors, all linked to Education and to the theme, from whom information was extracted, supporting the conclusions that were established from the research with students from Pelotas Catholic University. A fact was seen as significant in the general context of teaching performance: the professor’s verbal communication, as the most appropriate manner to promote learning. In this investigation, the reports that were collected showed that the clear, vibrant, concise and convincing exposition of the class subjects, as well as the straightening of friendship bonds, between the professor and his students were fundamental for the good development of the theoretical and practical work and, as a consequence, for the final satisfactory results.This way, in this work, it was tried to bring to light the value of interpersonal relations in teacher formation, which, together with the teacher’s bag of specific knowledge, personal and ethical position, become instruments to be put to use when developing teaching activity and safe references of the steadiness the educative process is performed.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES INTERPESSOAISpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOpt_BR
dc.titleRelações interpessoais no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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