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Tipo: masterThesis
Título: Química aplicada ao cotidiano do aluno: para a formação do cidadão
Autor(es): Silva, Clarete Calcagnotto da
Orientador: Basso, Nara Regina de Souza
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: EDUCAÇÃO
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
QUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CIDADANIA
Resumen: A presente pesquisa é o relato da análise sobre que contribuições a proposta de trabalho – unidades de aprendizagem – pode trazer ao processo de construção da cidadania na disciplina de química. Por meio da análise de depoimentos e de situações em sala de aula, são apresentadas neste trabalho as diversas atividades que auxiliaram na construção da aprendizagem em química e que levam o aluno à aplicação do conteúdo no seu cotidiano. O estudo foi aplicado a dezoito alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre e foi desenvolvido com a proposta do educar pela pesquisa, no qual os alunos conciliaram o (pré)conhecimento com o novo conhecimento químico, desenvolvendo a pesquisa e o diálogo em sala de aula, tendo o professor como mediador do processo de aprendizagem. Os estudos teóricos discorrem sobre a pesquisa em sala de aula, unidade de aprendizagem, autonomia, construção da cidadania e professor como agente transformador.A análise dos dados me fez verificar que é possível criar condições em aula para a construção da cidadania em um conteúdo da área científica. O desenvolvimento da unidade de aprendizagem permitiu que as idéias prévias dos alunos fossem contempladas, associadas ao conteúdo estudado e aplicadas no cotidiano. Assim, foi possível identificar fatores que levam o aluno no caminho da construção da cidadania.
The present research is a report based on the analysis of how learning units can contribute to the process of building up citizenship in chemistry studies. By analyzing oral reports and classroom situations have been presented here. This study was applied to eighteen High School students of a Public School in Porto Alegre. The proposal was educating thought research which students combined previous knowledge with the new knowledge about chemistry by developing research and dialogue in the classroom and having the teacher as a mediator of the learning process. The theoretical studies are about classroom research, learning units, autonomy, building up citizenship and the teacher as a transformation agent. Data analysis shows that it is possible to create classroom conditions for building up citizenship in a scientific area content. The development of the learning unit allowed students’ previous ideas to be explored, associated to the new content and applied to everyday routine. Therefore, it was possible to identify factors that guide the student to build up citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2966
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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