Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2975
Type: masterThesis
Title: Contribuições da trilha ecológica do canarinho à educação ambiental numa comunidade escolar
Author(s): Fritzen, Rossano Irigaray
Advisor: Borges, Regina Maria Rabello
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2010
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ECOLOGIA - ESTUDO E ENSINO
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo a reconstituição histórica de uma trilha ecológica, desde o lançamento das primeiras idéias, seus passos iniciais, sua implementação, suas dificuldades, seu êxito e até mesmo seu abandono. A trilha foi um projeto realizado pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (SMAM), na Zonal Sul, chefiado pela engenheira florestal Suzane Bevilacqua Marcuzzo, sob a supervisão do estagiário Rossano Irigaray Fritzen, durante todo o ano de 2002. A área do trabalho localizava-se em um fragmento florestal urbano no município de Porto Alegre. A abordagem utilizada foi a análise histórico-narrativa, fazendo uso de recursos como mapas, fotografias, entrevistas e memórias registradas em entrevistas gravadas e transcritas com participantes, entre os quais se encontra o autor da dissertação, pois desempenhou um papel de protagonista dos eventos investigados. Assim, a criação, o desenvolvimento e a desativação da Trilha Ecológica do Canarinho foram reconstituídos, evidenciando que essa foi uma experiência bem sucedida, onde seus idealizadores tinham em comum grande paixão pela Educação Ambiental e encontraram nesse projeto uma forma de por em prática seus conhecimentos e conceitos teóricos sobre o tema, unindo esforços do poder público, terceiro setor e a comunidade local. Desde o início a trilha apresentou, na prática, novas abordagens para temas clássicos do ensino da Biologia e em especial dos tópicos referentes à Educação Ambiental, no sentido de despertar na comunidade um senso crítico quanto à posição da espécie humana frente aos seus abusos com o meio ambiente, do qual também faz parte.
This research‟s objective was the historical reconstruction of a nature trail, since the launch of the first ideas, your initial steps, its implementation, its difficulties, its success and even its abandonment. The track was a project undertaken by the Department of the Environment of the City of Porto Alegre (SMAM) Zonal the South, headed by a forestry engineer Suzane Marcuzzo Bevilacqua, under the supervision of trainee Rossano Irigaray Fritzen, throughout the year 2002. The area of work was located in an urban forest fragment in the municipality of Porto Alegre. The approach consisted of analyzing historical narrative, using resources such as maps, photographs, interviews and memories recorded in recorded and transcribed interviews with participants, among which is the author of the thesis, since played a leading role in the events investigated. Thus, the creation, development and decommissioning of the Canary Ecological Trail were reconstructed, showing that this was a successful experiment, which its creators had in common passion for environmental education in this project and found a way to put into practice their knowledge and theoretical concepts on the subject, joining efforts by the public, third sector and local community. From the beginning the trail presented, in practice, new approaches to classical topics of the teaching of biology and in particular issues related to the Environmental Education, in order to awaken the comunity as a critical sense the position of the human face of their abuses with environment, which is also part.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2975
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000426043-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,33 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.