Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2976
Tipo: masterThesis
Título: Dificuldades com a linguagem específica nas aulas de física e o educar pela pesquisa
Autor(es): Spies, Áurea Inês
Orientador: Moraes, Roque
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2005
Palabras clave: FÍSICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM
PESQUISA EDUCACIONAL
LINGUAGEM
EDUCAÇÃO
Resumen: Este trabalho investiga a linguagem especializada utilizada em sala de aula, nas aulas de Física, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, e sua relação com a aprendizagem. Investe numa proposta metodológica com base no educar pela pesquisa na sala de aula, e faz comparação com a aula de forma tradicional, centrada no professor. Parte da hipótese inicial que os alunos não dominam a linguagem especializada empregada nas aulas de Física, e coleta os dados através da aplicação de um questionário com vocabulário específico. Os resultados da pesquisa, seu tratamento estatístico e análise, mostram que a hipótese inicial é mantida, em função dos testes realizados. Os resultados levam a uma reflexão a respeito da compreensão demonstrada pelos alunos sobre o vocabulário específico utilizado nas aulas. Também discute como as dificuldades no ensino e na aprendizagem de Física podem ser compreendidas sob teorias sócio-históricas, que relacionam a linguagem não apenas com o pensamento, mas estabelecem ligação entre linguagem, sociedade e cultura.
This work has examined special language in Physics classes at the secondary school level and their links with learning. It begins by a methodological approach to teaching that we call to teach through research in class. This dissertation presents the results of a research about the specific vocabulary used in Physics classes, investigating possible changes that may be produced by investing in new curricular organizations. The results demonstrate that secondary students have a weak understanding of concepts expressed in language used in Physics classes, and that new ways of teaching, based on socio-cultural theories, with emphasis on language, may improve students understandings of Physics concepts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2976
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000342431-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,24 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.