Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2983
Type: masterThesis
Title: Desenvolvimento de uma proposta para o ensino de hidrostática voltada para a aprendizagem significativa
Author(s): Costa, Alice Scherer da
Advisor: Silva, Ana Maria Marques da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2007
Keywords: FÍSICA - ENSINO
HIDROSTÁTICA
APRENDIZAGEM ESCOLAR
ENSINO - TÉCNICAS
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Abstract: Este estudo visa analisar o desenvolvimento de uma proposta de exploração na unidade de Hidrostática integrada com a vivência trazida pelos estudantes, com o questionamento da teoria (observação/reflexão) interligada com a prática (ação), como forma de construção do conhecimento significativo. Atividades experimentais realizadas no laboratório de Física foram utilizadas como um instrumento potencialmente facilitador para a reconstrução de conceitos pelos estudantes. O estudo foi realizado numa Escola estadual do interior do estado do Rio Grande do Sul composta por estudantes do Ensino Médio provenientes da zona rural do município. Foi desenvolvida uma proposta que busca explorar os conhecimentos prévios e a realidade do estudante como fonte motivadora. A análise realizada buscou explorar o papel do professor e do aluno na construção dessa proposta, e a evolução da comunicação oral e escrita dos estudantes, de que forma as atividades experimentais contribuíram para relacionar teoria e prática nas aulas de Física e as contribuições para formação de cidadãos críticos.Dentro dessa proposta, o professor foi um elemento moderador e facilitador no processo ensino-aprendizagem. Ele teve um papel reflexivo, buscando nos alunos os conhecimentos prévios e os problemas que os motivaram para a observação, reflexão e ação. Os alunos passaram a expor suas idéias de modo mais claro e objetivo, com o uso de alguns termos científicos, o que mostrou uma melhoria na linguagem oral e escrita. Nas atividades experimentais, os alunos tiveram a possibilidade de levantar hipóteses, observando-as, discutindo-as e reformulando-as. A proposta valoriza os conhecimentos ligados aos problemas e questionamentos do cotidiano próximo e distante do aluno. Os conceitos de Hidrostática foram incorporados como ferramentas para a tomada de decisões e a ação na comunidade. Atitudes como o diálogo, o respeito ao colega, preocupação com os acontecimentos do grupo e da comunidade, solidariedade e responsabilidade, foram desenvolvidas em sala de aula.
This study aims to analyze the development of an exploration proposal in Hydrostatics unit integrated with the experience brought from the students, with the questioning of theory (comment/reflection) linked with practice (action), as one form of construction of the significative learning. Experimental activities in the Physics laboratory had been used as a potentially facilitator instrument for the concept’s reconstruction of the students. The study was carried out in a public school of the interior of Rio Grande Do Sul state, with high school students mainly from rural zone of the city. A proposal that searches to explore the previous knowledge and the reality of the student as motivating source was developed. The analysis aimed to explore the teacher’s and student’s role in this proposal construction, the evolution of verbal and writing communications of the students, how the experimental activities had contributed to relate theory and practice in Physics classes and the contributions for citizenship.In this proposal, the teacher is a facilitator and moderator element in the teaching and learning process. He has a questioning role, searching for the student’s previous knowledge and those problems that motivate them for the observation, reflection and action. During the activities, the students have started to verbalize their ideas clearly and with objectivity, using scientific terms, and showing an improvement in verbal and writing languages. During the experimental activities, the students had the possibility of raise hypotheses, test, observe, argue and reformulate them. The proposal values the knowledge related to daily problems and questions, from near to distant reality. The concepts of Hydrostatics had been incorporated as tools for decision making and action for community change. Attitudes as dialogue, respect to colleagues, concerns about the group and community events, solidarity and responsibility, had been developed in classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2983
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