Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2999
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViali, Loríen_US
dc.contributor.authorBerlikowski, Márcia Elisaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:53Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:53Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2999-
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo analisar a imagem e as atitudes que os alunos de cursos superiores possuem em relação à Estatística, por meio de um estudo comparativo antes e depois de cursarem a disciplina. A investigação envolveu uma amostra de alunos matriculados na disciplina de Estatística nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma faculdade particular da região metropolitana de Porto Alegre. Para a análise dos dados foram utilizadas ferramentas da Estatística Descritiva e os resultados foram confrontados com o estudo validado por Cazorla et al (1999). A escala apresentou boa consistência interna no segundo questionário, com Alpha de Cronbach de 0,86. Uma análise fatorial exploratória identificou três fatores subjacentes baseados na escala original para a discussão dos resultados: autoconfiança/afeto/segurança, importância/aplicabilidade e utilidade/habilidade. Comparando-se as atitudes e a imagem que os alunos possuem em relação à Estatística antes e depois de cursarem a disciplina, verificou-se que os estudantes ora possuem atitudes e imagem favoráveis ora desfavoráveis, podendo se supor que este fato esteja ligado a outros fatores não contemplados por esse estudo, como: metodologia do professor, dificuldade de aprendizagem, ambiente de sala de aula, etc. Mesmo com este tipo de comportamento, os alunos reconhecem a aplicabilidade dos conhecimentos estatísticos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the image and attitudes that students in higher education have in relation to Statistics, by means of a comparative study before and after the students coursing discipline. The research involved a sample of students enrolled in the discipline of Statistics in undergraduate courses in Administration, Accounting and Information Systems, in a private college in the metropolitan area of Porto Alegre. For data analysis tools were used in descriptive statistics and results were compared with the study validated by Cazorla et al (1999). The scale showed good internal consistency in the second questionnaire, with Cronbach's alpha of 0. 86. An exploratory factor analysis identified three underlying factors based on the original scale for the discussion of the results: confidence / affection / security, importance / applicability and utility / skill. Comparing the attitudes and the image that students have in relation to statistics before and after coursing discipline, it was found that students sometimes have attitudes favorable and sometimes unfavorable image, may be supposed that this fact is linked to other factors not covered bu this study as the methodology of the teacher, learning difficulties, classroom environment, etc. Even with this type of behavior, students recognize the applicability of statistical knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectESTATÍSTICApt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO - ESTATÍSTICApt_BR
dc.titleAnálise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000442097-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo726,82 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.