Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3002
Tipo: masterThesis
Título: Ciência e realidade: estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na pós-graduação
Autor(es): Fávaro, Carol Lindy Joglar
Orientador: Basso, Nara Regina de Souza
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
PESQUISA EDUCACIONAL
Resumo: Este estudo de caso analisa os impactos e avanços provocados pela disciplina “Ciência e Realidade” na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da PUCRS. A disciplina em estudo é apresentada sob uma vivência interdisciplinar, baseada nos princípios do educar pela pesquisa, propondo por meio da construção de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educação em Ciências. Por meio da análise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e questionários respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreensão da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avanços nas unidades escolares, relações interpessoais, contribuição em conteúdos específicos, modificações na avaliação de aprendizagem, obstáculos nas unidades escolares, e ação interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avanços e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ciência e Realidade, a visão de um novo paradigma em educação, o qual valoriza as concepções que o indivíduo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.
This case study analyses the impact and improvement, caused by the attendance of the subject Science and Reality, on personal and professional lives of students from the Mestrado em Ciências e Matemática from PUCRS (Master Degree in Sciences and Mathematics of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul). The subject focused on this study is presented in an interdisciplinary experience. It is based on the principle of educating through research, which was applied in the building of Units of Learning (UL), and the principle of values teaching. These principles proved to be innovative for science education. Graduate students gave individual testimonials and answered questionnaires. The data collected was organised according to discourse analysis, resulting in one emerging category, interdisciplinary understanding, and seven prior ones: professional and personal impact, scholar units improvement, interaction in relationships, contribution on specific contents, changes in learning assessment, obstacles in school units and interdisciplinary action. These categories were used with the goal of finding different kinds of improvement and impact that the subject Science and Reality originated on the individuals involved in this study. This Science and Reality study highlights a new paradigm in Education. It values concepts, history and values each person brings along as a student, which enlarges his/her personal, theoretical and professional values.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3002
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000393037-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,67 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.