Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3031
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Valderez Marina do Rosárioen_US
dc.contributor.authorAmaral, Ionara Barcellosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:06Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:06Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3031-
dc.description.abstractEsta investigação tem por objetivo compreender como uma proposta metodológica, para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, utilizando os princípios do Educar pela Pesquisa, da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Significativa Crítica, pode proporcionar (re) construção de conhecimentos e maior autonomia na aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Enfermagem. Esta pesquisa foi realizada em ambiente escolar, através de contato direto da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A abordagem metodológica caracterizou-se como qualitativa, descritiva, investigativa e interpretativa, sem intenções de generalização. Os dados analisados foram coletados por meio de diários de campo e de gravações em áudio. Para a interpretação dos dados, foi adotada a metodologia de Análise Textual Discursiva, pela qual foi possível reconhecer os fundamentos de uma sala de aula com pesquisa; o núcleo central da aprendizagem significativa; os princípios da aprendizagem significativa crítica. O estudo resultou na organização de duas categorias e suas subcategorias. Na categoria Construção de Conhecimentos, verificou-se e validou-se a influência do papel do professor e do aluno na construção de conhecimentos e as evidências da construção desse conhecimento, gerados em benefício do ser humano e da sociedade. A categoria Autonomia corroborou e legitimou a influência do papel do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno, bem como o papel do estudante no desenvolvimento da própria autonomia. Apresentam-se evidências de trabalho autônomo realizado pelo estudante e a composição da avaliação das atividades propostas aos sujeitos. Interpreta-se a avaliação das atividades propostas aos sujeitos, pelos sujeitos.Analisa-se a importância de o professor estimular a pesquisa na sala de aula, considerar os conhecimentos prévios dos alunos e evidenciar ao aprendiz a finalidade da aquisição de um novo conhecimento. Concluiu-se que as estratégias desenvolvidas com os estudantes os auxiliaram o desenvolvimento da autonomia intelectual, a construção de conhecimentos para a formação de conexões com as demais áreas do conhecimento, a (re) descoberta de relações interpessoais, as quais propiciaram crescimento pessoal e os auxiliarão em suas vidas de trabalhadores na área da saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at understanding the way a methodological proposal for teaching Human Anatomy and Physiology may promote a (re)construction of knowledge and also give students of a Technical Nursing Course a higher level of autonomy while learning, which is achieved through the use of the principles of Education Through Research, Meaningful Learning, and Critical Meaningful Learning. This research was carried out at a school where the researcher established direct contact with the subjects. The methodological approach of this work is qualitative, descriptive, investigative and interpretative, with no generalizations at all. The data analyzed was taken from field diaries and audio recordings of all classes. The interpretation of the data was made with the Discourse Textual Analysis methodology, through which it was possible to recognize the fundamentals of a classroom with research, the main core of meaningful learning, and the principles of critical meaningful learning. The study had as result an organization of two categories and their subcategories. In the Building up Knowledge category it was possible to verify and validate the influence of the role of both teacher and student while constructing knowledge, not to mention the evidences of the construction of such knowledge, everything generated in order to benefit humankind and society itself. The Autonomy category ended up corroborating and legitimating the influence of the role of teachers in developing the autonomy of their students, not to mention the role of the students in developing autonomy themselves.This research also presents some evidences of the autonomous work developed by the students and the constitution of the assessment of such activities by the own subjects. We also analyze the importance of the teacher in stimulating research in the classroom, in considering the students‟ previous knowledge and in evidencing to the learner the purpose of the acquisition of a new knowledge. This investigation allowed us to conclude that the strategies developed with the students helped them to acquire an intellectual autonomy, a construction of knowledge dedicated to the formation of connections with further areas of knowledge, and the (re)discovery of interpersonal relations, which will contribute in their lives as health workers, as well as promote a personal growth.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - TEORIASpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectENSINO - METODOLOGIApt_BR
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONAL - METODOLOGIApt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectCURSOS TÉCNICOSpt_BR
dc.titleO educar pela pesquisa e a aprendizagem significativa crítica: uma união a favor do aluno na construção da autonomia e de conhecimentospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000426666-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,3 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.