Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3042
Tipo: masterThesis
Título: Saberes de uma prática inovadora: investigação com egressos de um curso de licenciatura plena em matemática
Autor(es): Santos, Monica Bertoni dos
Orientador: Cury, Helena Noronha
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2005
Palabras clave: MATEMÁTICA - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PRÁTICA DE ENSINO
PUCRS - CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
Resumen: Nesta pesquisa, investigou-se como atuam, nas escolas de educação básica, os egressos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da PUCRS do período de 2000/2 a 2003/1. A investigação parte do pressuposto de que tais egressos tiveram, desde os semestres iniciais do Curso, diversificadas experiências em distintas realidades escolares e, assim, a oportunidade de relacionar a teoria com a prática e construir a base dos saberes de uma prática docente inovadora no ensino de Matemática. Realizou-se a pesquisa em duas etapas. A primeira teve como sujeitos os formandos de 2003/2 e 2004/1, bem como seus professores e, como cenário, o referido Curso, em especial as disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática. A partir de um estudo comparativo dos depoimentos dos dois grupos envolvidos, analisaram-se categorias que evidenciaram terem sido relacionados os saberes científicos trabalhados na Universidade com os saberes escolares trabalhados nas instituições de ensino de educação básica, em um processo que envolveu pesquisa, ação e reflexão sobre a ação. Na segunda etapa, a partir de entrevistas com egressos do Curso, investigou-se a sua atuação nas escolas de educação básica. A pesquisa, de cunho eminentemente qualitativo, buscou compreender as contribuições e as lacunas do referido Curso na formação inicial dos egressos, por meio da análise textual de diferenciados instrumentos de investigação, fundamentada em teóricos, principalmente aqueles ligados à Educação Matemática. A partir de dois eixos, um cognitivo e um afetivo, foram descritos os saberes docentes dos licenciados, identificando-se um conjunto de indicadores de um ensino inovador, apontando facilidades e dificuldades por eles encontradas na sua docência e evidenciando seu compromisso com mudanças no ensino de Matemática.
In this research, it was investigated how actuate, in basic schools, the graduated of the mathematics teaching course at PUCRS, during the period from 2000/2 to 2003/1. The inquiry took for granted that these graduated had, during the initial semesters of the course, diversified experiences in distinct school realities and, thus, the opportunity to relate theory and practice, when constructing the knowledge basis of an innovative pedagogical practice in mathematics teaching. The research was realized in two stages. The first one had the graduating of 2003/2 and 2004/1 as participants, as well as their professors, and the course as scenery, specially the subjects of Methodology of Mathematics Teaching and Teaching Practice. From a comparative study of the testimonies of the two involved groups, categories had been analyzed, manifesting that scientific knowledge worked in university was related to the school knowledge worked in basic education, in a process that involved research, action and reflection on the action. In the second stage, from interviews with the graduated, it was investigated their performance in basic education schools. The research, of eminently qualitative approach, searched to understand the contributions and the gaps of the course in the initial formation of the graduated, by means of text analysis of differentiated instruments of inquiry, based on theoreticians, mainly those associated with Mathematical Education. From both axles, the cognitive and the affective one, the pedagogical knowledge of the graduated has been described, identifying a set of pointers of an innovative education, showing easinesses and difficulties founded in their practice and evidencing their commitment with changes in the teaching of mathematics
URI: http://hdl.handle.net/10923/3042
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000332040-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,31 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.