Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/3066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBasso, Nara Regina de Souzaen_US
dc.contributor.authorBueno, Fabiane Rezende Nevesen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:20Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:20Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3066-
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado está relacionado com a investigação a respeito de que forma atividades interdisciplinares, tendo um mediador que desenvolva atitudes transdisciplinares, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5ª série, em uma escola de ensino fundamental do município de Alvorada, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História dessa turma. O trabalho foi realizado a partir da avaliação de cinco oficinas, envolvendo a resolução de problemas, que foram realizadas com os alunos: palestra sobre a solidariedade, campanha do agasalho, preparação de um bolo, recreio monitorado e dia do carinho. Por meio da análise textual discursiva realizada a partir dos depoimentos coletados dos professores e alunos, as respostas foram organizadas em quatro categorias: o professor e a reflexão sobre a prática pedagógica, a relação entre professor-aluno e mudança de atitudes, contribuições para a aprendizagem e responsabilidade social e a perspectiva do aluno na resolução de problemas. Conforme os resultados, as atividades relacionadas a atitudes transdisciplinares resultaram em mudanças pessoais e na aprendizagem. Em relação a mudanças pessoais, observou-se nos alunos maior respeito aos colegas e ao diferente, desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e do espírito solidário, mais responsabilidade, maior interesse em resolver problemas e em aprender. Houve avanços na interpretação de problemas matemáticos, de exercícios propostos e de textos em geral.Observou-se também que os alunos desenvolveram uma maior capacidade de contextualização, eles foram capazes de relacionar a vivência diária com os conteúdos que estavam sendo trabalhados em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de resolver problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper evolves a research on how the development of transdisciplinary activities, and having a mediator that develop interdisciplinary attitudes, contribute to the learning and teaching process of math problems in the fifth grade of Elementary school. The research was developed on a class of the fifth grade classroom from an Elementary school of Alvorada. This work had as supporters the Portuguese, Math, Science and History teachers of these fifth graders. The activities of this project were created based on five workshops evolving the resolution of problems. The workshops are described as it follows: a speech of the importance of solidarity, participation on a campaign to clothes donation, baking of a cake, monitored recess and the“Dia do Carinho”. Analyzing the textual discursive reports collected from teachers and students, the answers were organized in four categories: the teacher and the reflexion about the pedagogical act, the relationship between teacher and student, the attitude changes, the contributions to the learning, the social responsibility and the perspective of the students on solving problems. According to the results, the activities related to transdisciplinarity resulted on personal and learning changes. On what refers to the personal changes, was observed a sense of respect towards other people and to the unknown, development of the team work capacity and the development of the solidarity spirit, responsibility on problem solving and interest on learning. There was clear the advance on the interpretation on math problems, of general activities and texts.The students developed the ability of contextualizing, they were able to relate their daily routine to the subjects were being taught at school, developing advances on the ability of solving math problems on the fifth grade of Elementary school.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectSOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpt_BR
dc.titleA resolução de problemas matemáticos na 5ª série do ensino fundamental sob uma perspectiva transdisciplinarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000416395-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo369,17 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.