Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3080
Tipo: masterThesis
Título: Construção coletiva de uma horta escolar: repercussões entre os alunos participantes
Autor(es): Petter, Cláudia Maria Barth
Orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2004
Palabras clave: EDUCAÇÃO E SAÚDE
HÁBITO ALIMENTAR
CRIANÇAS - CUIDADO E HIGIENE
COOPERATIVISMO
SAÚDE ESCOLAR
HIGIENE ALIMENTAR
Resumen: Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5a a 8a), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.
This research was accomplished at the State School of Basic Teaching Moinhos, in Estrela, with students of the final grades (fifth and eighth) with the aim of detecting how the collective construction of a school vegetable garden could rebound in the participants’ habits of hygiene and health. Starting from the previous research about the most significant problems of the community of Moinhos in that the consumption of drugs was pointed as the largest problem, a debate was triggered about a pleasant and productive use of the free time as to prevent from the hazards of its inadequate use into harmful situations. There was a consense upon that, which resulted in a joint construction of a vegetable garden. The research, which involved the implementation and backwash of this collaborative work, had one es-sentially qualitative approach, according to the mothodology and textual analysis. Among the feedback identified upon the habits of hygiene and health, in the fisic aspects, mental and social, appear changes in the nutritional habits, with the inclusion of vegetables in the diet; construction of vegetable gardens by the students at their homes; more involvement in extra-class school tasks; increased interest in the study of Sciences; more active taking part in the classroom; more engagement with group work and less agressivity. Furthernore, there was an overcoming of the expectations, due to the gradual involvement of the other groups and the teachers, which resulted in the extention of the proposal to the whole school community.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3080
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000320728-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo485,2 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.