Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3101
Tipo: masterThesis
Título: Origami e tecnologia: investigando possibilidades para ensinar geometria no ensino fundamental
Autor(es): Rancan, Graziele
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO
GEOMETRIA
ENSINO FUNDAMENTAL
COMUNICAÇÃO VIRTUAL
BLOGS
Resumo: The research work developed in this Master‟s thesis investigates the possibilities of using the technique of folding called Origami to support the teaching of Geometry, using a Blog as an extension of classroom activities specially created as an articulator of the proposed methodology. This site aimed at allowing the record of interactions between teacher and students and also students of one another. For this research we developed a methodological approach based on creating activities using concrete and virtual materials, which were associated teaching strategies that sought to provide mathematic teachers in the 7th grade of elementary school an alternative to working contents of Plane Geometry considering different from a traditional approach, since it proposes to study the elements of the 2D space from the observation of the 3D space. This study demonstrated the possibility of interaction between subjects, cooperative and collaborative work, through the use of Blog, this element being a supporter of the activities outside the classroom. It is evident that the virtual space in Blog helped to expand the network of new knowledge developed in the classroom and the students‟ contribution helped the development of their self-esteem and autonomy. The results obtained with this proposal indicate that the creation of methodological proposals that include the communication resources used by this digital generation associated with concrete materials facilitate the understanding and study of the students, in addition to facilitate and closer communication between themselves and the class with the teacher.
O trabalho de pesquisa desenvolvido nesta dissertação de Mestrado buscou investigar as possibilidades de se utilizar a técnica de dobradura denominada Origami como apoio no ensino de Geometria, utilizando como elemento de extensão às atividades presenciais um Blog especialmente criado como elemento articulador da metodologia proposta. Este espaço visou permitir o registro das interações entre o professor e seus alunos e, também, dos discentes entre si. Para a realização desta pesquisa foi desenvolvida uma proposta metodológica baseada na criação de atividades utilizando materiais concretos e virtuais, aos quais estiveram associadas estratégias de ensino que buscaram oferecer aos professores de Matemática da 7ª série do ensino fundamental uma alternativa para trabalhar conteúdos de Geometria Plana considerando uma abordagem diversa da tradicional, uma vez que propõem estudar os elementos do espaço 2D a partir da observação do espaço 3D. Este estudo demonstrou as possibilidades de interação entre os sujeitos, o trabalho cooperativo e colaborativo, por meio do uso de Blog, sendo este elemento apoiador das atividades fora do espaço da aula presencial. Evidencia-se que o espaço virtual estabelecido no Blog auxiliou a expandir a rede de novos conhecimentos elaborados na sala de aula e as contribuições dos alunos auxiliam no desenvolvimento da sua autoestima e autonomia. Os resultados obtidos com esta proposta indicam que a criação de propostas metodológicas que incluam os recursos de comunicação utilizados por esta geração digital associados a materiais concretos facilitam o entendimento e o estudo dos alunos, além de facilitarem e aproximarem a comunicação da turma entre si e com o professor.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3101
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000436223-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.