Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3118
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorPacheco, Mirela Stefâniaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:41Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:41Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3118-
dc.description.abstractThis Master Dissertation research project aimed to evaluate a methodological proposes which used a set of activities based on Graphics Software in order to support Plane Geometry teaching for EJA (Young and Adults Education) students. It is important to highlight that all activities was based on common days activities and students´ reality as elements to improve their knowledge related to Math concepts, and it also intended to provide ways to students achieve their digital inclusion. The experimental activities used the simulation software named XHOME 3D (a tool to built architectural plants), and Paint application (graphic program available on Windows Suite). The theoretical approach was based on Paulo Freire’ theory and Levy´s ideas (1996, 1999). The work was developed in three phases: a pre-test applied to the students in order to understand their pre-requirements and current understanding related to Geometry and Computer Science skills; with these results were organized a set of twenty face-to-face classes (during three months time) with activities related to our methodological proposal; the third and the last phase was a post-test with the same group of students to identify the knowledge and computer skills improvement. We developed this experimentation with students from High School of Novo Hamburgo city, placed on Rio Grande do Sul- Brazil. As a result of this research we observed an increase of student´s knowledge regarding to Geometry concepts, and also was possible to observe/identify the increasing of their student´s self-esteem and citizenship. As practical result of this investigation we organized a set of guidelines to Math teachers in order to aid their students to learn Plane Geometry concepts.en_US
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo avaliar uma proposta metodológica de cunho transdisciplinar elaborada para auxiliar na compreensão de conteúdos de Geometria Plana, para alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), a partir da utilização de softwares de apoio que funcionam como elementos articuladores do conteúdo e, também, auxiliam no seu processo de Inclusão Digital. Buscou-se proporcionar aos alunos de EJA, sujeitos participantes da pesquisa, uma oportunidade de trabalhar conceitos relacionados ao seu cotidiano (cidadania, espaço público, atividades cotidianas e auto-estima) associados ao estudo de Geometria Plana (Matemática), utilizando como mote um conjunto de atividades onde os alunos utilizaram o Software de simulação para construção de plantas arquitetônicas denominado XHOME 3D e o programa Paint (integrante do ambiente Windows). O aporte teórico foi baseado nos pressupostos da Teoria Pedagógica de Paulo Freire e nas necessidades da Sociedade da Aprendizagem preconizada por Levy (1996, 1999). A investigação utilizou como instrumento de pesquisa, um questionário inicial sobre os conhecimentos prévios dos alunos e um questionário final para verificar as competências desenvolvidas em relação aos conteúdos de Geometria Plana, após as atividades com o software simulador. A análise das respostas permitiu abordar o problema de modo quantitativo e qualitativo, em uma abordagem predominantemente naturalístico-construtiva. Os dados obtidos na Sondagem (pré-teste) foram comparados com os que foram colhidos e analisados na atividade final (pós-teste), permitindo perceber uma evolução significativa sobre a construção do conhecimento de Geometria Plana e sobre como os alunos da VI Fase da EJA de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo (RS) o relacionam com o seu cotidiano. Por isso, a partir dos resultados da pesquisa, foi elaborado um conjunto de diretivas na forma de uma proposta de metodologia de ensino, usando elementos da realidade dos alunos e uso de softwares gráficos como elementos articuladores do seu trabalho. Observou-se que além dos aspectos cognitivos (aprendizagem dos conteúdos) houve uma melhoria na auto-estima dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpt_BR
dc.subjectGEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectJOVENS - EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE ADULTOSpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpt_BR
dc.subjectSOFTWARE EDUCACIONALpt_BR
dc.titleGeometria plana e inclusão digital: uma experiência a partir do cotidiano dos alunos EJApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000419851-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,09 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.