Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3120
Tipo: masterThesis
Título: As aplicações e contribuições da geometria plana na educação de jovens e adultos no ensino fundamental por meio de unidade de aprendizagem
Autor(es): Molon, Lorena
Orientador: Viali, Lorí
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
GEOMETRIA PLANA - ESTUDO E ENSINO
Resumo: The application of learning units in plane geometry brings the teacher a new way of teaching. The students reconstruct knowledge relating the everyday practices and knowledge to mathematics in order to enable meaningful learning. The research was conducted in a private school in the city of Farroupilha-RS with students from a class of adult education (EJA). Two different units of learning related to the content of plane geometry were applied. The first unit consisted of the confection of a graduation T-shirt, which was later used to elaborate clothes for dolls with the scraps of fabric. The second was the construction of the model of a house. In the investigation, data were collected from the students through two questionnaires used in class. Interviews were later conducted with six students in order to check their understanding and prior knowledge concerning the comprehension of the concepts of plane geometry. From the data analysis, it is possible to have a better comprehension of the EJA`s students, that generated qualitative and quantitative data and which were further submitted to a textual discursive analysis. To support this research, three authors were mentioned as theoretical reference. Pedro Demo, who believes in the reconstruction of knowledge through language; Paulo Freire, educator internationally recognized for his literacy method through awareness applied to lower classes; David Ausubel, responsible for the meaningful learning theory. It was concluded that the use of the learning units, combined with the students` knowledge, allowed a meaningful learning and thus having long-life geometric concepts. Furthermore, it was noticed that the teaching of mathematics can be reconstructed at any time, since it comes from the ideas and the interests of the students. The suggestions for teachers who want to work with UA, is to turn a simple class into a memorable moment for the students, changing the empirical knowledge into scientific knowledge.
A aplicação de unidades de aprendizagem em geometria plana traz, ao professor, uma nova maneira de ensinar. Os alunos reconstroem conhecimentos relacionando as práticas e os saberes cotidianos com a matemática, permitindo uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi aplicada em uma escola privada, da cidade de Farroupilha - RS, com alunos de uma turma de EJA. Foram aplicadas duas unidades de aprendizagem relacionadas à geometria plana. A primeira unidade consistiu na confecção de uma camiseta de formatura que, posteriormente, com os retalhos dos tecidos, serviu para a confecção de roupa de boneca; a segunda, foi a construção da maquete de uma casa. Na investigação, foram levantados dados dos discentes, por meio de dois questionários aplicados em aula; posteriormente, foram realizadas entrevistas com seis alunos, a fim de verificar a compreensão e os conhecimentos prévios deles em relação aos conceitos de geometria plana. A partir da análise dos dados, pôde-se conhecer melhor o perfil dos alunos da EJA, que geraram dados qualitativos e quantitativos e que posteriormente foram submetidos à análise textual discursiva. Para embasar a pesquisa, três autores são utilizados como referencial. Pedro Demo, que acredita na reconstrução do conhecimento por meio da linguagem; Paulo Freire, educador reconhecido mundialmente por seu método de alfabetização pela conscientização, aplicado às classes populares; David Ausubel, responsável pela teoria da aprendizagem significativa. Concluiu-se que o emprego das unidades de aprendizagem, conjugadas aos saberes dos alunos, permitiram uma aprendizagem significativa e, portanto, duradoura dos conceitos geométricos. Além disso, constatou-se que o ensino da Matemática pode ser reconstruído em qualquer momento, desde que se parta das ideias e dos interesses dos alunos com os quais se está trabalhando.A sugestão, para professores que desejam trabalhar com UA, é tornar uma simples aula em um momento marcante para os alunos, transformando o conhecimento empírico em conhecimento científico.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3120
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000436120-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo585,82 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.