Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3482
Tipo: doctoralThesis
Título: Sobre a leveza do humano: um diálogo com Heidegger, Sartre e Levinas
Autor(es): Sayão, Sandro Cozza
Orientador: Pivatto, Pergentino Stefano
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: FILOSOFIA FRANCESA
HEIDEGGER, MARTIN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LEVINAS, EMMANUEL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
SARTRE, JEAN-PAUL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
HUMANISMO - SÉCULO XX
EXISTENCIALISMO
Resumo: Na contramão das pesquisas sobre a humanitas do homo humanus no século XX, principalmente a que se fez no exercício da filosofia como fenomenologia em Heidegger, Sartre e Levinas, ergo aqui a possibilidade da Leveza. Considerando que nestes se delineia, pari passu ao sentido do humano, um peso existencial expresso como o fardo da finitude (Heidegger), do excessivo centramento em si (Sartre) e da responsabilidade infinita (Levinas), sugiro a Tese de que é viável filosoficamente coadunar, a um só tempo, humanidade e leveza, sem que se decaia a um sentido dionisíaco ou alienado da descrição do que é o homem. Em síntese, transito aqui no fato de que é sustentável a Leveza do Humano, quando do olhar para a fenomenalidade do evento da generosidade e quando se adentra de vez no sentido do humano tecido a partir da responsabilidade, o que desde Levinas se delineia como disposição anárquica ao Bem anterior ao ser. Reino da Bondade que de nenhum modo é um fardo e um peso sobre os ombros do homem.
Opposing 20th century studies on humanitas do homo humanus, and specifically studies that represented an exercise of Philosophy - phenomenology in Heidegger, Sartre and Levinas - this work aims at discussing the possibility of Lightness. Having in view that the weight of existence in such studies - pari passu the sense of human – is expressed as a burden allied with finitude (Heidegger), excessive self-focus (Sartre), and infinite responsibility (Levinas), this work suggests that it is philosophically possible to incorporate humanity and lightness at once, without providing dionisiac or alienated descriptions of what man is. In short, this work deals with the fact that Human Lightness is bearable when the phenomenality of a generosity event is observed and the sense of human based on responsibility is penetrated, which since Levinas represents an anarchical disposition to Good that precedes being. It is a kingdom of Goodness and not a burden or weight on the shoulders of man.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3482
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000385288-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,58 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.