Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/371
Tipo: masterThesis
Título: Estudo epidemiológico dos pacientes hospitalizados e atendidos pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital São Lucas, Porto Alegre, 2000 a 2005
Autor(es): Bezerra, Marcelo Ferraro
Orientador: Pretto, Salete Maria
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: ODONTOLOGIA
CIRURGIA MAXILOFACIAL
EPIDEMIOLOGIA
HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS - SERVIÇO DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
Resumen: Realizou-se um estudo epidemiológico retrospectivo descritivo do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, de janeiro de 2000 a dezembro de 2005, com o objetivo de determinar o perfil epidemiológico dos pacientes internados e/ou operados pelo serviço. Os dados relacionados ao número de pacientes atendidos, gênero, idade, ano e procedência, além de modalidades cirúrgicas realizadas, tratamentos instituídos e o tempo de internamento hospitalar foram coletados a partir dos prontuários hospitalares. Um total de 1117 pacientes foi atendido durante os seis anos de estudo com uma tendência de diminuição do número de atendimentos com o decorrer dos anos (p= 0,022). Houve uma predominância de pacientes do gênero feminino (54%), na faixa etária compreendida entre 10 e 40 anos e oriundos da região metropolitana de Porto Alegre. A maioria dos pacientes foi atendida via Sistema Único de Saúde (56%), com os convênios privados representando 32,6% e os atendimentos particulares 11,4%. Dentre as modalidades cirúrgicas realizadas, as cirurgias dentoalveolares foram as mais prevalentes (22,9%), seguidas pelas cirurgias ortognáticas (21,4%), fraturas faciais (18%), cirurgias de condições patológicas (16,7%), implantes e enxertos (13,7%), cirurgias de fissuras labiopalatais (3,4%), tratamento de infecções (2,9%) e cirurgias da ATM (1%). O tempo médio de internamento hospitalar foi de 2,94 dias. As informações contidas na presente pesquisa provêem dados para um melhor esclarecimento do tipo de atendimento realizado pelo serviço, sendo de fundamental importância para o planejamento, organização e melhoria do atendimento desses pacientes. Adicionalmente, podem servir como dados de comparação de serviços e o impacto destes nas atividades hospitalares.
This epidemiological descriptive retrospective study evaluated patients of the Oral and Maxillofacial Surgery Service of the Hospital São Lucas of the Pontifical Catholic University of the Rio Grande do Sul, of January of 2000 at December of 2005, with the purpose to determine the epidemiological profile of the patients admitted and/or operated for the service. The data related to the number of attendance of patients, sex, age, year and patient orign, beyond surgical modalities carry out, instituted treatments and the lenght of hospital stay were collected from hospital records. A total of 1117 patients was taken care during the six years of study with a trend of reduction of the number with elapsing of the years (p = 0. 022). It had a predominance of patients of the feminine sex (56%), in the age between 10 and 40 years and caming of the metropolitan region of Porto Alegre. The most patients was taken care of the way System of Public Health (56%), with the private insurance representing 32. 6% and particular attendance 11. 4%. Amongst the carried out surgical modalities, the dentoalveolars surgeries were most prevalent (22. 9%), followed for the orthognathics surgeries (21. 4%), facial fractures (18%), surgeries of pathological conditions (16. 7%), implants and grafts (13. 7%), surgeries of clefts lip and palate (3. 4%), treatment of infections (2. 9%) and surgeries of the TMJ (1%). The average time of stay hospital was of 2. 94 days. The information contained in the present research provides data for one better clarification of the type of attendance carried out for the service, being of basic importance for the planning, organization and improvement of the attendance of these patients. Additionally, they can serve as data of comparison of services and the impact of this in the hospital activities.
URI: http://hdl.handle.net/10923/371
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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