Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/3840
Tipo: masterThesis
Título: Saul Macchiavello & Antonio Rubio: modernidade arquitetônica em Porto Alegre (1928-1938)
Autor(es): Oliveira, Rogério Pinto Dias de
Orientador: Kern, Maria Lúcia Bastos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: ARQUITETURA - PORTO ALEGRE
ARQUITETURA - RIO GRANDE DO SUL
ARQUITETURA ART DÉCO
MODERNIDADE
Data de Publicação: 2010
Resumo: A presente dissertação analisa as obras realizadas pelos arquitetos Saul Macchiavello e Antonio Maria Rubio, entre os anos de 1928 e 1938, na cidade de Porto Alegre. As edificações produzidas por esses profissionais pertencem ao início da modernidade arquitetônica, período em que ocorre o abandono gradativo da corrente historicista, predominante desde o final do século XIX. O processo de renovação teve início nos primeiros anos do século XX, momento em que emergiu a estética da máquina no mundo ocidental. Esta estética adotou um padrão de simplificação formal e decorativo, direcionado à racionalização do espaço edificado, próprio à sociedade industrial. O complexo sistema resultante desse processo originou a reformulação dos espaços arquitetônicos e uma nova concepção formal cuja imagem era identificada com as vanguardas estéticas e a arquitetura Art Déco, contribuindo para o surgimento de um novo modo de morar e viver na cidade de Porto Alegre na década de 1930.
The present thesis examines the works carried out by the architects Saul Macchiavello and Antonio Maria Rubio, between the years 1928 and 1938, in the city of Porto Alegre. The buildings produced by these professionals belong to the beginning of modern architecture, a period in which the gradual abandonment of the running of historicism occurs, prevalent since the late nineteenth century. The renewal process began in the early years of the twentieth century, period in which the aesthetics of the machine in the Western world emerged. This aesthetic has adopted a standard of formal as well as decorative simplification, directed to the rationalization of built space, suitable to the industrial society. The complex system resulting from this process led to the reformulation of architectural spaces and a new formal concept whose image was identified with the avantgarde aesthetic and Art Deco architecture, contributing to the emergence of a new way of living as well as a new lifestyle in Porto Alegre in the 1930’s.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3840
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