Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3869
Tipo: masterThesis
Título: O Rio Grande do Sul de Aldo Locatelli: arte, historiografia e memória regional nos murais do Palácio Piratini
Autor(es): Oliveira, Luciana da Costa
Orientador: Kern, Maria Lúcia Bastos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
LOCATELLI, ALDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
REGIONALISMO - RIO GRANDE DO SUL
PALÁCIO PIRATINI - HISTÓRIA
PINTURA MURAL
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo central analisar os murais elaborados por Aldo Locatelli, entre os anos de 1951 e 1955, nas salas e salões do segundo piso da Ala Governamental do Palácio Piratini. Ao serem trabalhados as pinturas A formação histórico-etnográfica do povo rio-grandense, A fundação de Rio Grande (ambos elaborados no Salão Alberto Pasqualini), O Negrinho do Pastoreio (localizado no Salão que leva o mesmo nome) e O Estado (executado na Antessala do Gabinete do Governador), pretende-se, fundamentalmente, estabelecer a rede de relações que envolveram tanto o artista quanto os elementos externos à sua produção pictórica. Nesse sentido, a partir do estudo dos murais de caráter histórico, formativo e folclórico que aludem ao Rio Grande do Sul, buscar-se-á analisar as representações e as questões formais presentes nas citadas obras, em conjunto com os elementos do contexto cultural e intelectual do período.
Esta tesis tiene como objetivo analizar los murales producidos por Aldo Locatelli, entre los años 1951 y 1955, las habitaciones y los salones del segundo piso del ala del Gobierno de Palacio Piratini. Al ser trabajado las pinturas: La formación de personas etnográfico sur-riograndense, La fundación de Río Grande (ambas producidas en el Salón Alberto Pasqualini), El Negrinho Pastoreo (ubicado en la Sala, que lleva el mismo nombre) y El Estado (ejecutado en sala de espera de la Oficina del Gobernador), está destinado a ser, esencialmente, a fin de establecer una red de relaciones que participan tanto el artista y los elementos externos en su producción pictórica. En este sentido, desde el estudio de los murales de carácter histórico, formativo y folklórico, que aluden al Rio Grande do Sul, se tratará de analizar las representaciones y cuestiones formales presentes en estas obras, junto con los elementos del contexto cultural e intelectual de la época. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/3869
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000433597-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo15,11 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.