Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3939
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKern, Maria Lúcia Bastosen_US
dc.contributor.authorSoares, Miguel Augusto Pintoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:59:40Z-
dc.date.available2013-08-07T18:59:40Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3939-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa a relação da fotografia com a morte através do estudo de retratos mortuários produzidos em território gaúcho, no período de 1890 a 1963, e também de retratos cemiteriais, do cemitério São Miguel e Almas da cidade de Porto Alegre. Essas fotografias fazem parte de uma cultura visual que desempenha importante papel nas sociedades ocidentais, constituindo-se em artefatos confeccionados para atender aos anseios de diferentes coletividades diante do inexorável fato da morte. Seus usos e funções trazem diversos elementos relacionados às questões da imagem e da memória, tanto individual como coletiva, que são abordados a partir de autores que se dedicam ao estudo desses temas. São apresentadas 68 imagens, investigando-se seu caráter histórico e suas imbricações com a memória, além de sua forma, estrutura, materialidade e função. Estuda-se também como a fotografia passou a ser um importante elemento cemiterial e uma inestimável ferramenta da memória visual, disputando espaço com esculturas, relevos e demais signos funerários. Assim, busca-se com esse trabalho construir uma análise a partir das importantes questões culturais e sociais que culminaram nessas imagens.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation analyses the relationship between photography with death through mortuary portraits produced in the south within the period of 1890 and 1963, and also of cemeterial portraits from Porto Alegre´s São Miguel e Almas cemetery. Such pictures take on important roles in the visual culture of western societies as they constitute artifacts different collectivities make in order to handle the inexorability of death. Its uses and functions bring several elements related to issues of image and of individual and collective memory, which are approached by some authors that devote themselves to such studies. The sixty eight images presented have been subject to historical investigation and their memory imbrications, besides their form, structure, materiality and function. The importance of photography as a cemeterial element and an invaluable tool of visual memory competing with sculpture and high relief among other funerary signs is also the subject of this study. Thus, the aim has been to build an analysis of the cultural and social issues that have culminated in these images.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIA - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectARTE CEMITERIALpt_BR
dc.subjectMORTEpt_BR
dc.subjectMEMÓRIA SOCIALpt_BR
dc.subjectCEMITÉRIOS - RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.titleRepresentações da morte: fotografia e memóriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000394308-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,15 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.