Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4016
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dc.contributor.advisorAguiar, Vera Teixeira deen_US
dc.contributor.authorBayer, Adriana Elisabeteen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:00:43Z-
dc.date.available2013-08-07T19:00:43Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4016-
dc.description.abstractEste estudo analisa a construção da identidade das personagens protagonistas das narrativas As aventuras de Ngunga (1972), de Pepetela, e Bom dia camaradas (2001), de Ondjaki, inserindo essas personagens na categoria juventude procura examinar a visão que a sociedade apresenta do jovem e, ao contrário, a percepção desse sujeito sobre a realidade circundante e sobre si mesmo, notadamente objetiva comprovar que a identidade se constitui mediante a relação dialética entre “mesmidade” e “ipseidade” (cf. RICOEUR). As práticas ritualísticas presentificam os meios através dos quais ocorrem aprendizagens. A dinamicidade subjacente a essas práticas ritualísticas, ao mesmo tempo em que impulsiona as ações das personagens, denota a emergência e a renovação do patrimônio cultural de Angola. O método utilizado consiste no estudo comparativo das duas narrativas, reconhecendo suas peculiaridades. Tal abordagem permite demonstrar que o personagem jovem desempenha importante papel tanto na presença quanto na manutenção da angolanidade.pt_BR
dc.description.abstractEsta disertación analiza el proceso según lo cual se construyen las identidades de los protagonistas en las novelas angolanas As aventuras de Ngunga (PEPETELA, 1972) y Bom dia camaradas (ONDJAKI, 2001). A partir de la inserción de eses personajes en la categoría teórica de la juventud, busca examinar la visión que la sociedad tiene del joven y, en cambio, la percepción del sujeto acerca de la realidad que lo rodea y sobre sí mismo. Busca sobretodo comprobar que la identidad se constituye mediante una correspondencia dialéctica entre “mismidad” e “ipseidad” (cf. RICOEUR). La dinámica que subyace a las prácticas ritualísticas, las cuales hacen posible el aprendizaje, a la vez, impulsa las acciones de los personajes y denota la emergencia, también la renovación, del patrimonio cultural de Angola. El método utilizado consiste en un estudio comparativo entre las dos narrativas literarias, a fin de demostrar que el personaje joven desempeña importante papel en la manutención de la “angolanidad”. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA ANGOLANApt_BR
dc.subjectANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.subjectPEPETELA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectONDJAKI - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.titlePepetela e Ondjaki: com a juventude, a palavra faz o sonhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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