Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4053
Tipo: masterThesis
Título: A leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil
Autor(es): Gonçalves, Laiza Karine
Orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: LEITURA - CRIANÇAS
LITERATURA INFANTIL
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
IMAGINAÇÃO - CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CONTOS DE FADA
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração e na aplicação do método “OFICINA DE LEITURA: imaginação e criação”, que tem como intuito estudar o desenvolvimento do imaginário infantil, através da análise de textos produzidos por quinze crianças de 3ª e 4ª séries da Escola de Ensino Fundamental “Monsenhor Leopoldo Neis” da Congregação de Irmãs do Hospital Divina Providência de Porto Alegre/RS, a partir da leitura que as mesmas fazem dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Para tanto, são apresentados, primeiramente, os pressupostos teóricos sobre infância, literatura infantil, conto de fadas e imaginário/imaginação. No segundo momento, são descritas as nove oficinas de leitura, em suas cinco etapas (estímulo para leitura, leitura do conto, imaginário em ação, imaginação criativa e trocas criativas). No terceiro, que se divide em dois momentos (Abertura à imaginação e Asas à imaginação), são analisados, com base nos fundamentos teóricos citados, os textos produzidos pelas crianças nas atividades inicial e final, e nas criações de histórias, desencadeadas pelo estímulo dado após a leitura de cada conto de fadas. Por fim, a conclusão apresenta os resultados alcançados, que evidenciam o desenvolvimento do imaginário das crianças a partir da leitura de contos de fadas em um espaço lúdico.
El presente trabajo consiste en la elaboración y en la aplicación del método “Taller de Lectura: imaginación y creación”, que tiene como propósito estudiar el desarrollo del imaginario infantil, a través del análisis de textos producidos por quince niños de 3ª y 4ª series de la Escuela de Enseñanza Fundamental “Monseñor Leopoldo Neis” de la Congregación de Hermanas del Hospital Divina Providência de Porto Alegre/RS, a partir de la lectura que los mismos hacen de los cuentos de hadas de los Hermanos Grimm. Para esto, son presentados, por primero, los presupuestos teóricos sobre la infancia, literatura infantil, cuento de hadas e imaginario/imaginación. En un segundo momento, son descriptos los nueve talleres de lectura, en sus cinco etapas (estímulo para la lectura, lectura del cuento, imaginario en acción, imaginación creativa y cambios creativos). En un tercer momento, que se divide en dos (Apertura a la Imaginación y Alas a la Imaginación), son analizados con base en los fundamentos teóricos citados, los textos producidos por los niños en las actividades inicial y final, y en las creaciones de historias, desencadenadas por el estímulo dado en seguida de la lectura de cada cuento de hadas. Por fin, la conclusión presenta los resultados alcanzados, que evidencian el desarrollo del imaginario de los niños a partir de la lectura de cuentos de hadas en un espacio lúdico. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4053
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000418783-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,04 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.