Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Vera Teixeira deen_US
dc.contributor.authorGonçalves, Laiza Karineen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:01:02Z-
dc.date.available2013-08-07T19:01:02Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4053-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na elaboração e na aplicação do método “OFICINA DE LEITURA: imaginação e criação”, que tem como intuito estudar o desenvolvimento do imaginário infantil, através da análise de textos produzidos por quinze crianças de 3ª e 4ª séries da Escola de Ensino Fundamental “Monsenhor Leopoldo Neis” da Congregação de Irmãs do Hospital Divina Providência de Porto Alegre/RS, a partir da leitura que as mesmas fazem dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Para tanto, são apresentados, primeiramente, os pressupostos teóricos sobre infância, literatura infantil, conto de fadas e imaginário/imaginação. No segundo momento, são descritas as nove oficinas de leitura, em suas cinco etapas (estímulo para leitura, leitura do conto, imaginário em ação, imaginação criativa e trocas criativas). No terceiro, que se divide em dois momentos (Abertura à imaginação e Asas à imaginação), são analisados, com base nos fundamentos teóricos citados, os textos produzidos pelas crianças nas atividades inicial e final, e nas criações de histórias, desencadeadas pelo estímulo dado após a leitura de cada conto de fadas. Por fim, a conclusão apresenta os resultados alcançados, que evidenciam o desenvolvimento do imaginário das crianças a partir da leitura de contos de fadas em um espaço lúdico.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo consiste en la elaboración y en la aplicación del método “Taller de Lectura: imaginación y creación”, que tiene como propósito estudiar el desarrollo del imaginario infantil, a través del análisis de textos producidos por quince niños de 3ª y 4ª series de la Escuela de Enseñanza Fundamental “Monseñor Leopoldo Neis” de la Congregación de Hermanas del Hospital Divina Providência de Porto Alegre/RS, a partir de la lectura que los mismos hacen de los cuentos de hadas de los Hermanos Grimm. Para esto, son presentados, por primero, los presupuestos teóricos sobre la infancia, literatura infantil, cuento de hadas e imaginario/imaginación. En un segundo momento, son descriptos los nueve talleres de lectura, en sus cinco etapas (estímulo para la lectura, lectura del cuento, imaginario en acción, imaginación creativa y cambios creativos). En un tercer momento, que se divide en dos (Apertura a la Imaginación y Alas a la Imaginación), son analizados con base en los fundamentos teóricos citados, los textos producidos por los niños en las actividades inicial y final, y en las creaciones de historias, desencadenadas por el estímulo dado en seguida de la lectura de cada cuento de hadas. Por fin, la conclusión presenta los resultados alcanzados, que evidencian el desarrollo del imaginario de los niños a partir de la lectura de cuentos de hadas en un espacio lúdico. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLEITURA - CRIANÇASpt_BR
dc.subjectLITERATURA INFANTILpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectIMAGINAÇÃO - CRIANÇASpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.subjectCONTOS DE FADApt_BR
dc.titleA leitura do conto de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000418783-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,04 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.