Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/411
Tipo: masterThesis
Título: Avaliação da alteração dimensional alveolar após reabilitação com implante e provisório imediatos através de tomografia computadorizada de feixe cônico
Autor(es): Deon, Fernando
Orientador: Oliveira, Rogerio Belle de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
EXODONTIA
IMPLANTODONTIA
REPARAÇÃO ÓSSEA (ODONTOLOGIA)
Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar a alteração dimensional da parede óssea vestibular em um protocolo de implante e provisório imediatos em alvéolos pós-exodontia, através de tomografia computadorizada cone beam. Foram selecionados 7 pacientes consecutivos que necessitavam exodontia de um dente maxilar, na região de 13-23. Após extração cuidadosa e sem elevação de retalho, foi inserido um implante cônico de 3,5mm de diâmetro. Um provisório foi confeccionado após a inserção do implante, sem contatos cêntricos ou excêntricos e permaneceu por 90 dias, quando foi confeccionada uma prótese definitiva. Todos pacientes realizaram uma tomografia computadorizada cone beam aos 7 e 90 dias de pós-operatório. Em ambos os exames foram realizados mensurações na parede óssea vestibular em relação ao implante. Em todos os pacientes houve reabsorção da parede óssea vestibular, no sentido vertical e horizontal, e neoformação óssea no gap horizontal após o período de 90 dias. Houve diferença significativa entre os pacientes na reabsorção horizontal, com uma redução média de 0,41mm. O preenchimento ósseo no gap horizontal também foi significativo, com uma média de 0,77mm. A reabsorção vertical da parede óssea vestibular teve uma redução média de 0,70mm, porém sem diferença significativa. O presente estudo demonstrou que ocorre reabsorção alveolar da parede óssea vestibular, horizontal e vertical, após o protocolo de implante e provisório imediatos, assim como ocorre neoformação óssea no gap horizontal. Contudo, é necessário estudos com um tempo de acompanhamento maior para que se tenha um melhor entendimento do reparo ósseo alveolar que ocorre após a inserção de um implante imediatamente após exodontia.
URI: http://hdl.handle.net/10923/411
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000431122-0.pdfTexto Completo701,6 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.