Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4112
Tipo: masterThesis
Título: Por uma teoria das supercordas da narrativa
Autor(es): Piccini, Maurício da Silveira
Orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: TEORIA LITERÁRIA
NARRATIVA - ANÁLISE LITERÁRIA
JOGOS ELETRÔNICOS
HIPERTEXTO
Resumo: A presente dissertação de Mestrado constitui-se em uma proposta de modelo para a análise das narrativas hipertextuais em jogos eletrônicos. Embasa-se na Teoria da Literatura, valendo-se das estruturas narrativas descritas por Vladimir Propp, Claude Bremond e Algirdas Greimas, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de Comunicação e Informática e nos estudos sobre processos de jogo e de leitura. Apresenta a testagem desses conceitos através de sua aplicação na análise do jogo de computador Elder’s Scroll IV: Oblivion. A partir dessa análise, propõe adaptações dos conceitos de estrutura narrativa e um novo modelo de análise para os jogos de narrativa hipertextual. Esse modelo final contempla o impacto potencial das diferenças de conceitos utilizados na criação de narrativas pela Literatura e pela Informática, em especial, o papel do leitor (no caso, também jogador) no processo de construção da narrativa.
This master dissertation proposes a model to analyse hypertextual narratives in electronic games. The Literary Theory described by Vladimir Propp, Claude Bremond and Algirdas Greimas was adopted as referencial to support the research process. The concepts of interaction and hypertextuality from Communication and Informatics, and studies of game and reading were also used as guidelines. This volume presents results of such concepts to analyse the computer game Elder's Scroll IV: Oblivion. This work proposes a new model for the analysis of narrative structure in games. This model describes the impact of these diferent concepts regarding Literaty Theory and Informatics, specially, the roll of the reader (player) in the narrative construction process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4112
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