Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4138
Tipo: doctoralThesis
Título: A representação do espaço nos romances urbanos de Erico Verissimo: Caminhos cruzados, Noite, O prisioneiro e Incidente em Antares
Autor(es): Prompt, Luzi Lene Flores
Orientador: Moreira, Alice Therezinha Campos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: VERÍSSIMO, ERICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
INCIDENTE EM ANTARES - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CAMINHOS CRUZADOS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PRISIONEIRO, O - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: Análise do discurso da ficção romanesca que aborda questões relativas à representação do espaço no romance urbano de Erico Verissimo. O espaço é considerado como o conjunto de relações existentes entre os lugares, as personagens, as ações e o tempo, no qual a perspectiva ou ponto de vista narrativos interferem na representação do mesmo. Isso remete igualmente ao contexto ideológico da narrativa, uma vez que a ocupação humana impregna de valores os lugares habitados. As espacialidades expressas nas cidades fictícias de Caminhos cruzados, Noite, O prisioneiro e Incidente em Antares, compreendidas nos aspectos econômicos, sociais e políticos, são analisadas considerando as informações provindas da Geografia Cultural e Humana e as polaridades espaciais: dentro/fora; privado/público e ser/parecer.
Analyse du discours de la fiction romanesque, abordant les questions relatives a la représentation de l’espace dans le roman urbain de Erico Verissimo. L’espace est considéré comme ensemble des relations existents entre les lieux, les personnages, les actions et le temp, dans le quel la perspective ou point de vue du récit interférent dans la représentation du même. Ça envoie au contexte idéologique du récit, une fois que la occupation humaine imprégne de valeur les lieux habités. Les espacialités extériorisés dans les villes fictifs de Caminhos cruzados, O prisioneiro, Noite [L’Inconnu] et Incidente em Antares, comprenant dans les aspects économiques, sociales et politiques, sont analysés considérant les renseignements dérivés de la Geographie Culturel et Humaine et les polarités espaciaux: dedans/dehors, privé/public et être/paraître. fre
URI: http://hdl.handle.net/10923/4138
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