Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4159
Tipo: doctoralThesis
Título: Erico Verissimo e a urdidura da ficção com a história em O Retrato
Autor(es): Becker, Celia Doris
Orientador: Bordini, Maria da Glória
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
VERÍSSIMO, ERICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
RETRATO, O - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ROMANCES RIO-GRANDENSES - HISTÓRIA E CRÍTICA
Data de Publicação: 2006
Resumo: Estudam–se, nesta tese, os procedimentos adotados por Erico Verissimo no entrelaçamento da ficção com a História, na segunda parte de O tempo e o vento. Focaliza-se não só a representação do homem, como também a do contexto do Rio Grande do Sul — e por extensão do Brasil — nas décadas iniciais do século XX. Nesse conjunto, interessa o entrecruzamento de vozes, a do narrador e a das personagens. Além de interligar conflitos pessoais de origem diversa, abrem-se, por seu intermédio, perspectivas narrativas que possibilitam identificar valores político-ideológicos norteadores da sociedade em que se inserem as personagens. A partir de um levantamento realizado da fortuna crítica de O Retrato, analisam-se, por um lado, os elementos constitutivos do enunciado e da enunciação do romance. Por outro, demonstra-se como os aspectos ficcionais absorvem os eventos históricos. Os procedimentos narrativos de Erico Verissimo em O Retrato, além de revelarem o domínio que o Autor possui sobre a técnica do romance, evidenciam também sua visão crítica como cidadão de seu tempo.
In this thesis, Erico Verissimo’s procedures adopted in fiction and History interlacement in the second part of O tempo e o vento (The time and the wind) are studied. The repreentation of the man and also the context of Rio Grande do Sul – and by extension of Brazil – in the initial decades of the twentieth century are evidenced. In this context interests us the intersection of voices, the one of the narrator and the one of the characters. Besides intertwining personal conflicts of several origins, narrative perspectives are revealed which possibilitate to identify political and ideological values of the society in which the characters act. From a survey about the critical fortune of O retrato (The picture) by one hand the constituent elements of enunciation (fr. énonciation) and utterance (fr. enoncé) of a narrative are analized. On the other hand, one tries to identify how the fictional aspects reflect on the historical events. Erico Verissimo’s narrative procedures in O retrato, besides revealing the author’s novel mastery, show also his critical vision as a citizen on his time.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4159
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese (Letras)

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000396049-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.