Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4159
Tipo: doctoralThesis
Título: Erico Verissimo e a urdidura da ficção com a história em O Retrato
Autor(es): Becker, Celia Doris
Orientador: Bordini, Maria da Glória
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
VERÍSSIMO, ERICO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
RETRATO, O - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ROMANCES RIO-GRANDENSES - HISTÓRIA E CRÍTICA
Resumen: Estudam–se, nesta tese, os procedimentos adotados por Erico Verissimo no entrelaçamento da ficção com a História, na segunda parte de O tempo e o vento. Focaliza-se não só a representação do homem, como também a do contexto do Rio Grande do Sul — e por extensão do Brasil — nas décadas iniciais do século XX. Nesse conjunto, interessa o entrecruzamento de vozes, a do narrador e a das personagens. Além de interligar conflitos pessoais de origem diversa, abrem-se, por seu intermédio, perspectivas narrativas que possibilitam identificar valores político-ideológicos norteadores da sociedade em que se inserem as personagens. A partir de um levantamento realizado da fortuna crítica de O Retrato, analisam-se, por um lado, os elementos constitutivos do enunciado e da enunciação do romance. Por outro, demonstra-se como os aspectos ficcionais absorvem os eventos históricos. Os procedimentos narrativos de Erico Verissimo em O Retrato, além de revelarem o domínio que o Autor possui sobre a técnica do romance, evidenciam também sua visão crítica como cidadão de seu tempo.
In this thesis, Erico Verissimo’s procedures adopted in fiction and History interlacement in the second part of O tempo e o vento (The time and the wind) are studied. The repreentation of the man and also the context of Rio Grande do Sul – and by extension of Brazil – in the initial decades of the twentieth century are evidenced. In this context interests us the intersection of voices, the one of the narrator and the one of the characters. Besides intertwining personal conflicts of several origins, narrative perspectives are revealed which possibilitate to identify political and ideological values of the society in which the characters act. From a survey about the critical fortune of O retrato (The picture) by one hand the constituent elements of enunciation (fr. énonciation) and utterance (fr. enoncé) of a narrative are analized. On the other hand, one tries to identify how the fictional aspects reflect on the historical events. Erico Verissimo’s narrative procedures in O retrato, besides revealing the author’s novel mastery, show also his critical vision as a citizen on his time.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4159
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000396049-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.