Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4186
Tipo: masterThesis
Título: Escola e história da literatura em diálogo
Autor(es): Piedras, Marisa Cardoso
Orientador: Moreira, Maria Eunice
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: LITERATURA - ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO
LITERATURA - HISTÓRIA
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de campo que se propõe investigar qual o conceito de história da literatura que norteia o ensino literário das escolas de Ensino Médio de Porto Alegre. Ao mesmo tempo, procura apontar indicativos para uma nova abordagem da disciplina literatura no Ensino Médio, recorrendo aos pressupostos teóricos de historiadores contemporâneos que repensam a história da literatura colocando em discussão a periodização e a classificação linear. Procurou-se analisar os materiais referentes à disciplina de literatura no Ensino Médio, para tanto se levantam os documentos que gerenciam o Ensino Médio que são os Parâmetros Curriculares Nacionais, os planos de conteúdos, assim como as leituras literárias e respectivas metodologias, e também o livro didático indicado para os três anos do Ensino Médio do ano de 2005, que formam, portanto, o corpus que serve de subsidio para análise e interpretação. O mesmo foi coletado em quatro escolas, as quais se dispuseram a participar e contribuir com a pesquisa. A estrutura formal do trabalho é composta, além da introdução, que procura situar a investigação em aspectos textuais, de três capítulos, os quais obedecem às seguintes seqüências: primeiro, busca-se mostrar, através dos pressupostos teóricos, a literatura e ensino, a história da literatura na visão contemporânea, também a descrição das pesquisas e as escolas que participaram dela. No segundo capitulo, evidenciam-se, através das descrições dos materiais levantados o conceito da história da literatura que se encontra nas quatro escolas investigadas. O terceiro capítulo é reservado para analisar as percepções encontradas no corpus descrito e para propor indicativos que ofereçam uma nova abordagem da disciplina literatura no Ensino Médio. Deixa-se para as palavras finais, as considerações que se julgam significativas, procedentes dos resultados desta pesquisa.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4186
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388857-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo571,84 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.