Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4233
Tipo: masterThesis
Título: A poesia fala com a criança: uma reflexão sobre as características da poesia infantil e sua relação com o leitor
Autor(es): Klauck, Ana Paula
Orientador: Mello, Ana Maria Lisboa de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
LEITURA
LINGUAGEM
IMAGEM
COMUNICAÇÃO
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as características da poesia infantil contemporânea (abrangendo obras de 1996 em diante) e sua relação com o leitor-criança a que se destina. Por meio de um levantamento teórico e de um estudo de quatro obras poéticas consideradas representativas (Um passarinho me contou, de José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, de Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, de Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, de Elias José), o trabalho traça o caminho da poesia ao dirigir-se ao leitor infantil e ao promover uma comunicação com ele. Os capítulos que fazem parte desta produção abordam os aspectos lingüísticos, imagéticos e a questão da voz poética em suas relações com o leitor, através do levantamento de teorias acerca do texto lírico e da produção literária infantil. Os estudos apresentados neste trabalho são ilustrados por análises dos poemas das obras selecionadas.
The objective of this paper is to analyze the characteristics of contemporary children’s poetry and their relationship to the child-reader it intends to address. With a theoretical study and an analysis of four poetic pieces considered representative (Um passarinho me contou, by José Paulo Paes, Pequenas observações sobre a vida em outros planetas, by Ricardo Silvestrin, Um gato chamado Gatinho, by Ferreira Gullar e Poesia é fruta doce e gostosa, by Elias José), the paper tracks the path poetry uses to address to the young reader, as well as to communicate with him/her. The chapters that constitute this paper approach linguistic, imagistic, and poetic voice aspects and their connection to the reader, using a group of theories that study the lyric text and children’s literature. These studies are all illustrated by an analysis of poems from the selected pieces.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4233
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