Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4234
Tipo: doctoralThesis
Título: O tu construído no discurso do eu: uma abordagem polifônico-discursiva da segunda pessoa
Autor(es): Andersen, Elenice Maria Larroza
Orientador: Barbisan, Leci Borges
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: LINGUAGEM
ANÁLISE DO DISCURSO
DUCROT, OSWALD - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ENSINO
Resumo: Esta pesquisa trata da construção do tu nos enunciados proferidos pelo eu. Reconhece em Ducrot (1987; 1988; 2001) os princípios fundadores para a caracterização dos lugares de inscrição do tu no discurso, a partir de suas reflexões sobre linguagem e polifonia, e, em Donaire (2004), as bases para uma descrição comum do funcionamento da polifonia ducrotiana em diferentes níveis lingüísticos. Como resultado teórico, aponta para a apropriação da abordagem polifônico-discursiva para a análise do alocutário que o locutor constrói em seu discurso. Quanto às implicações pedagógicas, constata que essa proposta está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, visto que contribui para o desenvolvimento da competência discursiva do aluno.
Este trabajo trata de la construcción del tu en los enunciados proferidos por el yo. Reconoce en Ducrot (1987; 1988; 2001) los principios fundadores para la caracterización de los lugares de inscripción del tu en el discurso, a partir de sus reflexiones sobre lenguaje y polifonía, y, en Donaire (2004), las bases para una descripción común del funcionamiento de la polifonía ducrotiana en los distintos niveles lingüísticos. Como resultado teórico, concluye que la perspectiva polifónicodiscursiva es apropiada para el análisis del alocutor construido por el locutor en su discurso. Sobre las implicaciones para la práctica educativa, concluye que esa propuesta está en conformidad con los “Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa”, puesto que contribuye para el desarrollo de la competencia discursiva del alumno. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4234
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