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dc.contributor.advisorBarbisan, Leci Borgesen_US
dc.contributor.authorAndersen, Elenice Maria Larrozaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:41Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:41Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4234-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da construção do tu nos enunciados proferidos pelo eu. Reconhece em Ducrot (1987; 1988; 2001) os princípios fundadores para a caracterização dos lugares de inscrição do tu no discurso, a partir de suas reflexões sobre linguagem e polifonia, e, em Donaire (2004), as bases para uma descrição comum do funcionamento da polifonia ducrotiana em diferentes níveis lingüísticos. Como resultado teórico, aponta para a apropriação da abordagem polifônico-discursiva para a análise do alocutário que o locutor constrói em seu discurso. Quanto às implicações pedagógicas, constata que essa proposta está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, visto que contribui para o desenvolvimento da competência discursiva do aluno.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo trata de la construcción del tu en los enunciados proferidos por el yo. Reconoce en Ducrot (1987; 1988; 2001) los principios fundadores para la caracterización de los lugares de inscripción del tu en el discurso, a partir de sus reflexiones sobre lenguaje y polifonía, y, en Donaire (2004), las bases para una descripción común del funcionamiento de la polifonía ducrotiana en los distintos niveles lingüísticos. Como resultado teórico, concluye que la perspectiva polifónicodiscursiva es apropiada para el análisis del alocutor construido por el locutor en su discurso. Sobre las implicaciones para la práctica educativa, concluye que esa propuesta está en conformidad con los “Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa”, puesto que contribuye para el desarrollo de la competencia discursiva del alumno. spaen_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLINGUAGEMpt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectDUCROT, OSWALD - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINOpt_BR
dc.titleO tu construído no discurso do eu: uma abordagem polifônico-discursiva da segunda pessoapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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