Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4244
Tipo: masterThesis
Título: Biblioteca escolar: da mediação à prática de leitura
Autor(es): Lourenço, Katiane Crescente
Orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: LEITURA - MEDIADORES
BIBLIOTECA ESCOLAR
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar a criação de uma proposta para a formação do mediador de leitura literária fundada nos resultados de uma experiência empírica de pesquisa, por meio de um Curso de Formação, tendo como amostra 25 professoras responsáveis pelas bibliotecas escolares do município de São Leopoldo/RS. O Curso de Formação, Biblioteca escolar: da mediação à prática de leitura, apresentou diversas temáticas, por meio de oficinas, palestras, debates e grupos de estudos, com o intuito de sensibilizar as professoras responsáveis pelas bibliotecas escolares a repensarem a sua prática. Como material de pesquisa, adotaram-se as produções feitas pelas professoras, bem como as observações registradas durante o Curso, as quais permitiram identificar os seguintes itens, em relação ao mediador: perfil de entrada, qualificação e perfil de saída. A partir de então, formularam-se as conclusões dessa experiência, verificando-se, assim, as contribuições do Curso de Formação para o desempenho profissional do grupo envolvido no processo. A fundamentação teórica do trabalho e do Curso disse respeito aos estudos sobre o histórico e os gêneros da literatura infantil, bem como da leitura no ambiente escolar, com destaque para o papel do mediador de leitura na formação de leitores.
This paper intends to present a proposal for the training of a literary reading mediator based on the results of an empiric research experience through Courses, having 25 librarian teachers from São Leopoldo, RS, as sample. The course School Library: from mediation to practice presented various themes in workshops, lectures, debates and study groups, aiming to sensitize librarian school teachers to rethink their practice. As research material, teachers’ writings and observations made along the courses, were used, and those allowed one to identify the following items, related to mediator: entrance profile, qualification and exit profile. From that on, the implications of this experience were analyzed, and the contribution of the Course for the professional performance of the group involved in the process was verified. The theoretical groundings for this paper and for the Course are related to Children literature genre and history, as well as to school environment, with highlights for the role of the reading mediator in readers’ training.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4244
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000421023-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,11 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.