Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4296
Tipo: masterThesis
Título: O conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov
Autor(es): Berton, Paulo Ricardo
Orientador: Zilles, Urbano
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: LITERATURA RUSSA
TCHEKHOV, ANTON PAVLOCH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ESCRITORES RUSSOS - SÉCULO XIX - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: Esta dissertação analisa a transformação do conceito de protagonista na obra dramática de Anton Tchekhov, através do estudo das suas quatro peças: “A gaivota”(1896); “Tio Vânia”(1897); “As três irmãs”(1901); “O jardim das cerejeiras”(1904). Após uma explanação do pensamento de três filósofos sobre o tema da verdade, verifica-se como o ponto-de-vista se revela na literatura dramática, uma vez que esta abdica da presença de um narrador. A partir de um rearranjo da ordem de escrita das peças, e amparado a princípio nos títulos das mesmas, observa-se o crescente afastamento de Tchekhov desde um protagonista-único até um protagonista-espaço, através da pulverização da figura do protagonista entre várias personagens. Este artifício estético revela, por fim, a inserção do autor nas correntes filosófico-ideológicas que consideravam a verdade como um conceito contextual e historicamente situado. Desta forma, a dissertação afirma a importância da obra tchekhoviana como uma das fundadoras e legitimadoras do pensamento relativista.
Diese Dissertation untersucht die Verwandlung des Begriffs des Protagonists in der dramatischen Werk Anton Tschechows, durch das Studium seinen Theaterstücken: Die Möwe (1896); Onkel Wanja (1897); Die drei Schwestern (1901); Der Kirschgarten (1904). Nach einer Erläuterung der Gedanken von drei Philosophen über das Thema Wahrheit, wird es festgestellt, wie sich der Gesichtspunkt sich in der dramatischen Literatur darstellt, da dieser auf die Anwesenheit des Erzählers verzichtet. Nach einer chronologische Umordnung der Stücken, unterstüzt von seinen Titeln, merkt man einen wachsenden Abgang Tschechows von einem einzelnen Protagonist bis zu einem räumlichen Protagonist, durch die Zerstäuberung dieser Funktion unter mehreren Figuren. Dieser ästhetische Kunstgriff enthüllt am Ende die Einbau des Autors in den philosopische-ideologische Gattungen, die die Wahrheit für einen historischen und kontextualizierten Konzept immer gehalten haben. So stellt die Dissertation fest, dass das Werk Tschechows als Gründer des relativen Gedankens mitzählt. ger
URI: http://hdl.handle.net/10923/4296
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