Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4301
Tipo: masterThesis
Título: A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Klein, Ângela Inês
Orientador: Lamprecht, Regina Ritter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: PSICOLINGUÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
FONOLOGIA
HIPERATIVIDADE
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral pesquisar a compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A amostra estudada compôs-se de alunos freqüentadores da quarta série do ensino fundamental residentes no município de Teutônia, Rio Grande do Sul, tendo a autorização das escolas e apresentado o termo de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis. Foram selecionados três alunos com o diagnóstico de TDAH e que estivessem tomando medicação supervisionada por um médico neurologista. Para cada aluno com TDAH foram selecionados três sujeitos sem a presença do transtorno, que deveriam estar estudando na mesma sala. Desta forma, responderam aos testes nove sujeitos controle e três experimentais. Esta pesquisa teve como objetivos específicos: 1) verificar se a criança com TDAH compreende textos de um modo diferente se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno; 2) analisar se a criança com TDAH apresenta um nível mais baixo de consciência fonológica se comparada aos seus colegas de sala de aula, sem esse transtorno. Para tanto, os alunos responderam a três testes, os quais avaliaram a compreensão em leitura de modo oral, a compreensão em leitura de modo escrito e a consciência fonológica.Todos os objetivos propostos foram alcançados em sua totalidade, resultando na seguinte conclusão geral: os alunos com TDAH podem apresentar resultados tão bons quanto os de seus colegas de sala em testes de compreensão em leitura e de consciência fonológica, sendo para isso necessário um monitoramento, uma orientação de alguém para a realização do teste e também dispor de tempo suficiente para a conclusão do teste, o que significa mais tempo se comparado a seus colegas de sala.
The general aim of this work was to research the reading comprehension and phonological awareness of children with attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD). The sample was made up of fourth grade students who are attending Elementary school in the city of Teutônia, Rio Grande do Sul. It was done with the authorization of the schools and the parents. Three students with ADHD who were taking medicine supervised by a neurologist were selected. For each student with ADHD were selected three others without the disorder. These students had to be studying in the same classroom. This way, nine subjects belonging to the control group and three subjects of the experimental group answered the tests. The specific objectives of this research were: 1) verify if the child with ADHD comprehends texts differently from his classmates who do not have the disorder; 2) analyze if the child with ADHD presents a lower level of phonological awareness if compared to other classmates, without the disorder. Therefore, the students answered three tests, which evaluated oral reading comprehension, writing reading comprehension and phonological awareness.All proposed objectives were totally accomplished, resulting in the following general conclusion: students with ADHD may have results as good as their classmates in reading comprehension and phonological awareness tests. The ADHD students only need a “guided activities” and enough time to finish the test, which means they need more time of compared to their other classmates.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4301
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