Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4666
Tipo: masterThesis
Título: Validação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anos
Autor(es): Tompsen, Andréia Machado
Orientador: Stein, Renato Tetelbom
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: MEDICINA
PEDIATRIA
QUALIDADE DE VIDA
CRIANÇAS
ANÁLISE TRANSVERSAL
Resumen: Introduction: Presently, several researchers have studied Health-Related Quality of Life in Pediatrics. In developing countries, there is a deficit in having available these instruments, since the process for adaptation and validation is long and requires a thorough evaluation. The monitoring of QOL in children with validated instruments is a new area in pediatrics and there are few studies especially targeted at children below the age of five years. TAPQOL is an instrument directed towards children aged up to five years, developed in Holland which assesses the quality of life of this population. Objective: To translate, culturally adapt and validate the content of TAPQOL (Preschool Children Quality of Life) to assess quality of life of children aged from 8 months to five years old. Method: The process of translation and adaptation had five stages: (1) translation; (2) retrotranslation; (3) technical review and evaluation of semantic equivalence; (4) validation of content by professionals; (5) evaluation of the instrument reliability. Results: A total of 128 members of children’s families were interviewed; 35 children were younger than 18 months, and 93 were older than 18 months. In the sample studied, 61 children were female, and 67 were male; 83 percent of the family members that answered the instrument were the children’s mothers. Cronbach’s alpha values varied from 0. 91-0. 92 for the 46 items answered by the whole sample (N=128), showing the instrument has high internal consistency. Conclusions: The instrument has shown to be valid and reliable for the assessment of quality of life of children younger than five, when adapted for its Portuguese-Brazilian version.
Introdução: Atualmente um grande número de pesquisadores tem estudado medidas de avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde em pediatria. Existe, porém, um déficit na disponibilização desses instrumentos em países em desenvolvimento, pois o processo de adaptação e validação dos mesmos é muitas vezes trabalhoso e exige criteriosa avaliação. A monitoração da qualidade de vida em crianças com instrumentos validados é uma área nova em pediatria e há raros estudos voltados para uma população de menores de cinco anos. O TAPQOL é um instrumento direcionado para crianças com idade até cinco anos, criado por pesquisadores na Holanda, que avalia as condições de vida desta população. Objetivo: Traduzir, adaptar culturalmente e validar o conteúdo do TAPQOL (Preschool Children Quality of Life) para avaliar qualidade de vida em crianças a partir de oito meses até os cinco anos de idade. Método: Tomando como base o instrumento de avaliação de qualidade de vida, TAPQOL, foi realizado processo de tradução e adaptação, que envolveu cinco etapas: (1) tradução; (2) retro-tradução; (3) revisão técnica e avaliação da equivalência semântica; (4) validação do conteúdo por profissionais; (5) avaliação da fidedignidade do instrumento. Resultados: Foram entrevistados 128 familiares de crianças, sendo 35 crianças abaixo de 18 meses e 93 crianças acima de 18 meses. A amostra estudada envolveu 61 crianças do sexo feminino e 67 do sexo masculino; dos familiares das crianças, 83% foram as mães que responderam o instrumento. Os valores de alpha de Crombach variaram de 0,91-0,92 para os 46 itens que foram respondidos por toda a amostra (N=128), demonstrando alta consistência interna do instrumento. Conclusões: O instrumento mostrou-se valido e confiável para avaliação da qualidade de vida em crianças menores de cinco anos, na sua versão em português, dirigida às crianças brasileiras.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4666
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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