Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4762
Tipo: masterThesis
Título: Efeito da emoção na memória de crianças
Autor(es): Feix, Leandro da Fonte
Orientador: Stein, Lilian Milnitsky
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: PSICOLOGIA
TESTEMUNHOS (PSICOLOGIA)
MEMÓRIA - CRIANÇAS
EMOÇÕES
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo: A presente dissertação possui duas seções: uma teórica e outra empírica, que versam sobre emoção e memória em crianças. A primeira secção, a teórica, é apresentada sob forma de um capítulo de livro, realizando uma revisão crítica dos estudos experimentais em crianças sobre falsas memórias, suscetibilidade da criança à falsa informação e o efeito da emoção negativa na memória, visando discutir as implicações forenses. A secção empírica foi elaborada nos moldes de um artigo, onde são apresentados dois estudos que produzem a dissociação dos traços mnemônicos. Em ambos os estudos a emoção foi manipulada através de histórias infantis com conteúdos negativos e neutros. No primeiro estudo foi manipulado o intervalo de tempo entre a aquisição da informação e o teste de memória. No segundo estudo foi avaliado o efeito da emoção negativa na memória em duas diferentes etapas do desenvolvimento infantil. Os resultados obtidos nos dois experimentos indicam que a emoção negativa aumenta o processamento da memória de essência, prejudicando a acurácia da memória das crianças.
This master thesis presents two sections about the effect of emotion on children memories. The first section is theoretical and the second is empirical. The theoretical section is presented in the form of a book chapter, which was conducted a critical review of experimental studies on eyewitness psychology. In this section we focus on review about false memories in children, the child's susceptibility to false information and the effect of negative emotion in memory, aiming to discuss the legal implications. The empirical section was drafted in the form of an article, which are presented two experiments that produce the dissociation of memory traces. In both experiments the emotion was manipulated through children's stories with negative and neutral content. In the first experiment the interval of testing was manipulated. In the second negative stimuli were manipulated in two age groups (7-year-olds and 11-year-olds). The results in both experiments suggested that negative stimuli increase gist processing, decreasing the accuracy of children memories.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4762
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