Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorStein, Lilian Milnitskyen_US
dc.contributor.authorPinto, Luciano Haussenen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:07:50Z-
dc.date.available2013-08-07T19:07:50Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4803-
dc.description.abstractA presente dissertação é constituída por dois estudos estruturados na forma de artigos científicos. O primeiro estudo se propôs a construir, a partir do International Affective Picture System (IAPS), 20 categorias de oito fotos associadas semântica, visual e emocionalmente (nas dimensões alerta e valência). As categorias versam sobre temas diversos e foram avaliadas quanto ao seu grau de associação por 351 participantes. Desta avaliação foram gerados escores indicando o nível de associação semântica, visual, de alerta e de valência das fotos de cada categoria. Os resultados indicam que o material construído pode ser útil a pesquisadores da área da cognição e emoção devido à possibilidade de manipulação e controle de variáveis. A partir da criação das 20 categorias de fotos associadas, foi possível, no segundo estudo, verificar a ocorrência de falsos reconhecimentos através de um procedimento similar ao DRM. Para investigar o julgamento subjetivo dos participantes acerca de itens não apresentados, foi adotada a técnica lembrar-saber. Além disso, ainda procurou-se explorar que tipo de influência a valência emocional causaria nas taxas de memórias verdadeiras e falsas. Os resultados revelaram um considerável índice de falsos reconhecimentos (40%) e um alto índice de reconhecimentos verdadeiros (76%). Os reconhecimentos falsos receberam mais o julgamento saber, enquanto que os verdadeiros o julgamento lembrar. Com relação à valência, os estímulos negativos obtiveram reconhecimentos verdadeiros e falsos significativamente maiores do que os estímulos de valência positiva.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation is composed of two empirical sections, organized as scientific papers. The first paper aimed to create 20 categories of eight semantic, visual and emotional (arousal and valence) photos associates. The categories are about several themes and were evaluated by 351 participants. Scores produced from this assessment indicated the level of semantic, visual and emotional association in each category. Results endorsed this material can be usefull to cognition and emotion researchers due to the possibility of manipulating and controlling variables. With the creation of the 20 categories was possible to investigate false recognition through a procedure similar to DRM. The remember-know procedure was adopted to obtain subject’s judgments about their experience while recognizing nonpresented items. Moreover, was objective to verify the influence of emotional valence on false and true memories. Results showed an average of 40% of false recognition responses and 76% of true recognitions responses. The majority of false recognition responses were know judgments and the true recognition responses were remember judgments. Regarding to valence, the negative stimuli obtained significantly more true and false memories than positive stimuli.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.subjectMEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectEMOÇÕESpt_BR
dc.titleConstrução de categorias de fotos emocionais associadas e a investigação de falsas memóriaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000414946-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.