Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/4806
Tipo: masterThesis
Título: Corpos que desfilam: imagens de moda e a construção de padrões de beleza
Autor(es): Heinzelmann, Fernanda Lyrio
Orientador: Strey, Marlene Neves
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
CORPO HUMANO - ASPECTOS SOCIAIS
MODA
BELEZA
MÍDIA
Resumo: Essa dissertação apresenta dois artigos, conforme as normas estabelecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, abordando o corpo feminino e como ele é apresentado na moda. O primeiro artigo, “Corpos da moda, ou corpos fora de moda?” propõe uma discussão sobre o padrão estético proposto pela moda brasileira na primeira década do século XXI. A partir dos estudos de gênero e estudos queer analisará as razões pelas quais a magreza se faz presente no imaginário de beleza feminino nacional. O segundo artigo “Corpos em revista: Vogue Brasil e a construção de padrões de beleza” discutirá a construção de padrões de beleza nos editoriais de moda da revista Vogue Brasil. A discussão tem os objetivos de investigar os padrões de beleza implícitos, as transformações propostas para o corpo feminino e as relações possíveis entre moda e padrões de beleza nos editoriais de moda da revista Vogue Brasil, no período de 2000 a 2010. O referencial metológico utilizado parte dos estudos de semiótica de Roland Barthes. A base para a interpretação dos dados são os estudos de gênero.
This dissertation presents two articles, according to the norms of the PUCRS Psychology Post Graduation Program, both addressing issues about the female body and how it is shown in fashion. The first article “Fashioned bodies, or bodies out of fashion?” proposes a discussion about the aesthetic standard established by Brazilian fashion in the first decade of 21st century. Using the gender studies and queer studies the paper will analyze the reasons why the thinness is among the national’s beauty imaginary. The second article “Bodies in the magazine: Vogue Brasil and the building of beauty standards” will discuss the building of beauty standards in the fashion editorials from Vogue Brasil. The aim of this discussion is to investigate the implied beauty standards, the transformation that have been proposed to the female body and the possible relations between fashion and beauty standards in Vogue Brasil’s fashion editorials, from 2000 to 2010. The methodological strategies come from Roland Barthes’ semiological studies. The basis for data interpretation is the gender studies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4806
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