Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4882
Type: masterThesis
Title: Os processos de aprendizagem gerencial em uma organização hospitalar: uma abordagem sistêmico-complexa
Author(s): Martini, Beatriz Prange
Advisor: Seminotti, Nedio Antônio
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2010
Keywords: PSICOLOGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
SISTEMAS COMPLEXOS
ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Abstract: Esta dissertação tem como tema a aprendizagem gerencial no contexto hospitalar. A organização, ao considerar seu compromisso como prestadora de serviço de alta complexidade, precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais do seu corpo funcional. Pratica um modelo de gestão fundamentado por pilares baseados no saber: (a) a competência técnica de seus profissionais; (b) a capacidade de gestão; e (c) o desenvolvimento científico e da pesquisa. Nesse contexto, os processos de aprendizagem são fundamentais para o crescimento do negócio. A dissertação é composta por duas seções: a seção I, Implicações da abordagem sistêmico-complexa nos processos de aprendizagem gerencial, é um aprofundamento teórico que contextualiza a sociedade do conhecimento, a área da saúde, modelos de gestão, cinco abordagens de aprendizagem organizacional e a abordagem sistêmico-complexa como uma possibilidade de entendimento da complexidade no mundo dos negócios na contemporaneidade. O relatório de pesquisa deste trabalho, na seção II da dissertação, A aprendizagem gerencial como um “processo virtuoso” para a gestão organizacional, é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender como o processo de aprendizagem gerencial se desenvolve dentro de uma organização hospitalar complexa, o qual aplica estratégias de um modelo de gestão voltadas para autosustentabilidade e para a qualidade da prestação de serviço médico assistencial.Para essa pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa e pressupostos teóricos-metodológicos sistêmicos complexos, a partir dos conceitos de Edgar Morin. Ao final da dissertação, evidencia-se a potencialização da aprendizagem por meio da atitude pessoal dos gerentes com suas experiências/práticas/ações; as relações interpessoais que estabelecem com subordinados, pares e a alta administração; e a organização hospitalar como um sistema que estabelece conexões dinâmicas internamente e com o seu entorno. Contudo, o que limita são expectativas dos gerentes em relação à organização e às lacunas deixadas pela formação educacional.
The theme of this thesis is the management learning in hospital context. Thus, considering their compromise of offering high complexity services, the organization needs to develop the technical and behavioral competence of their functional body. It practices a model of management based on the fundamentals of knowledge: (a) their professionals’ technical competence; (b) the management capacity; (c) the scientific development; and (d) research. In this sense, the learning processes are fundamental to the business growth. This thesis has two sections. Section I, Implications of systemic-complex approach in processes of management learning, is a theoretical deepening that contextualizes the knowledge society, the area of health services, the management models, five approaches of organizational learning and the systemic-complex approach as a possibility of understanding the complexity of the business world in the contemporary area. The research report of this work, exposed in section II of this thesis, Management learning as a “virtuous process” to organizational management, is the result of a research that had as its general goal analyzing and understanding how the process of management learning develops in the hospital organization to guarantee the performance of strategies as a model of management that offers quality in the medical-assistance service according to the needs of the complex hospital organization. In order to do this research, a qualitative approach and theoreticalmethodological bases were used, following Edgar Morin. At the end of this thesis, it is evident what makes learning possible: the personal attitude of the managers through their experiences/practices/actions; the interpersonal relations they establish with the other employees in lower or higher position and the administration; and the hospital organization as a system that establishes dynamic connections internally and around itself.However, the managers’ expectations related to the organization and to the gaps of educational formation constrain this process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4882
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